Ao contrário do 1º e 2º mandatos de Lula na Presidência da República, agora a possibilidade de petistas de São Leopoldo mudarem para Brasília para integrar o governo federal, é praticamente nula. A Frente Ampla que garantiu a vitória nas urnas deve ocupar a maior parte dos espaços. Ciente desse novo contexto, o prefeito Vanazzi (PT) adiou para janeiro de 2023 a reestruturação de seu 1º escalão. “Primeiro vai aguardar a composição e nomeação do governo Lula para ver se alguém daqui poderá ser chamado para algum cargo”, diz uma fonte do 7º andar. Um movimento que “ajudaria” Vanazzi está diretamente ligado a vereadora Ana Affonso segunda suplente do partido para Assembleia Legislativa. Caso a petista fosse para Assembleia, a articulação interna do PT para definir quem será o candidato à Prefeitura em 2024 seria menos complicado. Portanto nos próximos dois meses o governo continua como está, ou seja, mais dois meses de cargo garantido para parte dos secretários.
Articulador político
Gabriel Souza (MDB), vice-governador eleito vai comandar a transição no Estado, tarefa para o ainda deputado fortalecer sua relação com o governo, visto que o processo será tranquilo. Além de ser praticamente a transição de reeleito, o emedebista já foi líder do governo na Assembleia o que lhe garantiu experiência para lidar com todos os setores do Piratini.
Constrangimento
Moradores próximos ao 16º GAC/AP, onde ocorre a manifestação contra o resultado da eleição de 30 de outubro, são pressionados caso reclamem publicamente da perturbação do sossego.
Multas
Conversamos com o diretor da Guarda Civil Municipal de São Leopoldo, José Carlos Pedroso. Queríamos saber das multas aplicadas por pertubação do sossego naquele local onde ocorre a concentração dos manifestantes. Segundo ele, o “Ministério Público (leopoldense) solicitou que a GCM tomasse providência quanto as infrações de trânsito no local, visando coibir a pertubação do sossego e garantir tranquilidade aos moradores”. Ainda de acordo com o diretor, a Guarda tem atuado de maneira preventiva, mas está atuando também para aqueles que usam inadequadamente a buzina. Ele disse que o artigo aplicado para multa é o 227 do Código Brasileiro de Trânsito. Pedroso não informou quantas multas já foram aplicadas.