Vereador suplente pelo Republicanos, o pastor Eder Sanches, defendeu na tribuna da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, hoje (8), que as igrejas, templos religiosos de qualquer culto e as comunidades missionárias sejam reconhecidas como serviço essencial em especial nos períodos de calamidade pública.
Em sua justificativa, o pastor da Igreja Universal lembrou da pandemia quando as atividades foram suspensas como medida sanitária, mas destacou que os templos eram a “cura da alma” para muitas pessoas. A matéria protocolada, seguirá para Comissão de Constituição e Justiça, e a primeira votação pode ser na quinta-feira (10), quando Eder Sanches ainda estará no plenário como vereador na vaga de Tarzan Corrêa, prefeito interino.
Conforme o texto original da proposta (se aprovada) poderá ocorrer a limitação do número de pessoas presentes nas igrejas, templos e similares de acordo com a gravidade da situação e desde que, por decisão devidamente fundamentada da autoridade competente, deverá ser mantida a possibilidade de atendimento nestes locais.
Eder Sanches destacou ainda o trabalho social desenvolvido em todas as igrejas especialmente nas periferias com as pessoas mais necessitadas.