A secretária de Direitos Humanos, Nadir Maria de Jesus, ressaltou a importância da promoção das ações do Novembro Negro que começam com um momento simbólico. Ela falou sobre a importância do trabalho voltado à Igualdade Racial e como a secretaria vem recebendo retorno dos parceiros que estão trabalhando com a pauta antirracista. Ela citou o exemplo da empresa Klabin, que apresentou os avanços da inclusão nos quadros de direção.
“Nossa ação na secretaria vem do trabalho dos nossos ancestrais, das contribuições do Fórum de Entidades Negros, de luta de muitos anos e que agora estamos concretizando”, destacou.
A chefe do Departamento de Igualdade Racial da SEDHU, Adriângela Cabral, reforçou a relevância da programação em novembro e destacou o que vem sendo feito envolvendo também outras secretarias municipais. Adriângela também fez referência aos projetos desenvolvidos por meio do Departamento, a Biblioteca Afro e a Expo Black.
O evento contou com a presença de autoridades e convidados representantes da comunidade. A presidente da Associação Isaura Maia, Claudete Souza Coelho, Eliene Amorim, também da entidade, a representante do Grupo Cultural Anastácia Ominira, Lourdes Concilio Machado, e a vereadora de Esteio Vera Tita falaram sobre a importância do tema. A assessora da Secretaria de Educação do Núcleo de Educação para as Relações Étnico Raciais (Nerer), Rose Diaz, convidou os presentes para o 1º Congresso Antirracista de São Leopoldo que ocorrerá dentro da programação nos dias 16 e 17 de novembro. A diretora da EGP, Luciana Penna, também falou sobre a parceria para a realização dos seminários étnico raciais.
A exposição “Representatividades” com obras que retratam e exaltam a figura das mulheres negras que possuem grande representatividade ficará disponível no saguão da Prefeitura e em outros locais da cidade durante o mês. O objetivo da mostra é de ocupar espaços e, além de homenagear essas mulheres, colaborar para a luta antirracista.
Também está prevista a exposição sobre Lupicínio Rodrigues, que narra a trajetória do cantor e compositor porto-alegrense.
O evento de abertura reuniu ainda a secretária de Políticas para Mulheres, Inajara Pfeil, a diretora do Procon, Neusa Azevedo, o secretário de Proteção Animal, Walter Verbist, servidores da SEDHU, Sepom, entre outras secretarias e pessoas das organizações da sociedade civil.
- Confira a programação:
“Novembro Negro: Nada sobre nós sem nós”
Dia 3/11- Oficina Maçambique
Promoção: Sesc/ SEDHU
Horário: 14h
Local: antiga Unisinos - Dia 4/11– 5º Seminário Relações Étnico Racial sobre Racismo Institucional
Promoção: Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR) em parceria da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu), por intermédio do Departamento de Igualdade Racial e Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae). - Dia 5/11– Chá da Primavera- Chá da Anastácia- 16h- salão AFCEEE- São Leopoldo, rua São João, 1320, Centro
Ingressos: R$ 30,00- pode procurar na Sedhu
Promoção Grupo Cultural Anastácia Ominira - Dia 15/11– Homenagem aos 114 anos da Umbanda
Horário: 14h, com bênçãos
18h- Confraternização
Local: Praça da Mãe Oxum ao lado da Câmara de Vereadores - Dias 16 e 17/11- Novembro Negro- Congresso Popular Antirracista Nerer/ Unisinos
16/11- 19h- abertura Smed no auditório Central da Unisinos, Campus, bairro Cristo Rei
17/11- Grupos de Trabalho - Dias 19 e 20/11– Comemoração da Consciência Negra com a Feira Expo Black, artesanato, gastronomia e shows.
- Dia 19/11-
10h- abertura oficial- Compotma
16h- Grupo Herança Cultural
Capoeira
17h- Grupo Abayomi
18h- Paulinho Natureza
19h- Silvana Cruz e banda
20h- Neno Baz e banda
21h- Grupo SOS - Dia 20/11
15h- Coral Xangô da Mata Virgem
16h- Coral Ouro Negro
17h- Rodrigo Dj
18h- Mari Lima
19h- Preconceito Zero
20h- Resenha do Cabeça
21h- Estação primeira de São Léo - PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES