POR CÍNTIA MACIEL: Segundo turno está aí: Clima controverso X Ósculo e amplexo!

30 de outubro de 2022 - 07:32
Por Cíntia Maciel - professora de Língua Portuguesa, Literatura e Tecnologia e Culturas Digitais, na rede estadual de ensino. Graduada em Letras (Universidade Luterana do Brasil), Pós-graduada em Neuropsicopedagogia, Supervisão Escolar e Docência no Ensino Superior (Faculdades São Luís).

Foi calorosa a campanha eleitoral para o segundo turno: bastava olhar em cada esquina da cidade e reparar no aglomerado de pessoas [todas carregadas de seus argumentos político-partidários] tremulando suas bandeiras.

Erradas não estão! Afinal, acreditam que o candidato A é mil vezes melhor que o candidato B. E vice-versa.

Vale salientar que o sistema democrático não se limita em votar e ser votado. A eleição é importante e uma condição necessária: sendo a garantia de participação na escolha do governo, num cenário favorável ao povo. Governo esse que deve atuar, proporcionar retorno e oferecer à sociedade os direitos mais básicos de todos os cidadãos.

Nessa disputa pelo poder, candidato A e candidato B não medem esforços [e nem palavras] para apontarem as falhas do seu adversário. E aí, o povo que lute!

Entre fatos e boatos, fica cada vez mais difícil acompanhar a “peleia” desses nobres senhores.

O fato é que devemos exercer nossa cidadania, mas é boato que nenhum dos candidatos nunca tenha falhado.

As urnas eleitorais tornam-se gigantes em sua importância, pois é diante delas que o cidadão se vê no poder: poder de escolher e eleger aquele que considera seu representante maior.

Com ou sem falhas, os candidatos eleitos assumem o compromisso de colocarem em prática cada “promessa” feita durante o processo eleitoral. Mas caso caiam no esquecimento, no próximo pleito, a memória do povo “falará” mais alto e expressará sua escolha nas urnas novamente.

Diante disso, #FicaaDica: ao invés de trocarem ofensas, farpas, xingamentos e deixar um clima bem controverso, cada candidato deveria distribuir entre seus eleitores, ósculo e amplexo.

(Ósculo significa “beijo” e amplexo quer dizer “abraço”)

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo