A prefeitura de São Leopoldo, por meio do departamento administrativo dos cemitérios, que é vinculado a Superintendência de Revitalização Urbana, montou uma escala especial para o recadastramento dos terrenos nos três cemitérios municipais leopoldense. “A Superintendência organizou escalas especiais, aumentando o grupo de trabalhadores que ficarão de plantão, a partir de domingo. Os trabalhos feitos são periódicos, mas devido ao feriado foram intensificados”, diz o chefe do departamento, Andeocler dos Santos.
Juntos os três cemitérios de São Leopoldo, Cristo Rei, Feitoria e São Borja, somam em torno de quase 40 mil pessoas sepultadas em 16 mil sepulturas. O problema é que cerca de 7 mil sepulturas estão abandonadas. Segundo Santos, desde do ano passado há um chamamento através de editais para as famílias regularizarem as sepulturas. O abandono ocorre de duas maneiras, de acordo com o chefe do departamento, pela inadimplência e situação física das sepulturas. “Atualmente, no cemitério da Feitoria, 32% dos túmulos se encontram inadimplentes e 42% em situação de abandono. Já no cemitério do Cristo Rei são 10% inadimplentes e 63% abandono físico. E na São Borja 38%, inadimplente e 3% abandono físico. Em caso de não regularização, os espaços serão retomados pelo poder público dentro dos próximos 65 dias”.
O horário de funcionamento dos cemitérios municipais para este finado do dia 2, será das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.
Administração dos cemitérios
Para regularizar os terrenos a pessoa pode procurar a administracão dos cemitérios que fica na sala 5 junto ao ginásio Municipal Celso Morbach. O atendimento ocorre das 8 às 17 horas sem fechar ao meio dia. O whatSapp é 98924.6429 ou 2200.0511.