Nesta quarta-feira (26), a Secretaria de Políticas para Mulheres de São Leopoldo se encheu de solidariedade com o Cabelaço, ação do Outubro Rosa que teve como objetivo arrecadar mechas de cabelos para confecção de perucas para pacientes com câncer de mama.
Os cortes foram feitos gratuitamente em parceria com o salão Diva Afro Hair e apesar da atividade, as mechas são aceitas durante todo o ano. Todos os tipos de cabelo são bem-vindos, as mechas só precisam ter no mínimo 15 centímetros de comprimento e o cabelo precisa estar limpo e seco para evitar a proliferação de bactérias.
Os cabelos serão destinados ao Instituto da Mama-IMAMA, que utiliza em torno de dez mechas para confeccionar uma peruca.
Renato Cristóvão Matia, 38, perdeu as contas de quantas vezes doou os cabelos ao longo de 20 anos. “Meu cabelo cresce muito então conforme ia crescendo, eu ia doando”, lembra o morador do Rio dos Sinos. Desta vez o corte foi mais radical, resultando em mechas de 50 cm de comprimento. “Eu estava enjoado já do cabelo grande, como ia cortar mesmo, aproveitei para doar ao cabelaço”, disse. “Eu gosto de vir nestas ocasiões porque sabem cortar do jeito certinho para doar”, disse a leopoldense Cláudia Hoffmann, que participa pela segunda vez ao Cabelaço e ainda trouxe consigo mechas doadas por amigas.