Mais de 2,5 mil professores participam da 19ª edição do Fórum da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo nesta terça-feira, dia 25, na Fenac, em programação paralela à Mostratec. Com o tema “Aprendizagens pela pesquisa no cotidiano da escola”, o evento volta a ser realizado depois de dois anos em razão da pandemia, é promovido pela Secretaria de Educação (Smed) e busca valorizar e divulgar a diversidade de experiências desenvolvidas pelos profissionais que atuam em diferentes espaços e funções da rede municipal hamburguense. “Nossa educação cresce ainda mais em qualidade quando juntamos os profissionais para compartilhar experiências”, destaca a prefeita Fátima Daudt.
Pela manhã, serão realizadas as apresentações de Comunicação Oral. Ao todo, são 30 trabalhos distribuídos em seis salas temáticas, abordando temas como Educação Infantil, Alfabetização, Tecnologias na Educação, Educação Inclusiva, Educação Ambiental e Sustentabilidade, Ensino pela Pesquisa, Gestão Escolar, Planejamento, Educação Socioemocional, entre outros.
Já no turno da tarde, os educadores poderão compartilhar experiências através da modalidade Banner. Serão 36 trabalhos que detalham práticas pedagógicas diversas realizadas nas escolas municipais hamburguenses. A programação do Fórum também inclui o lançamento da 5ª edição da Revista Saberes em Foco, periódico científico produzido pela Smed e que publica artigos e relatos escritos por professores da Rede Municipal de Ensino.
Mostratec Júnior
Estudantes das escolas municipais também terão a oportunidade de compartilhar suas descobertas e investigações. Neste ano, 45 trabalhos representarão a Rede Municipal de Ensino na Mostratec Júnior, destinada aos alunos de ensino fundamental de diferentes lugares do Brasil e do mundo. As pesquisas hamburguenses foram selecionadas em setembro, durante a Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica (Femictec). Além disso, a Smed contará com um estande institucional durante toda a feira para exposição dos projetos desenvolvidos nas escolas municipais e espaços pedagógicos.