O eleitor que ainda não baixou ou atualizou o aplicativo e-Título, tem até sábado (29) para fazer. A plataforma eletrônica substitui o documento impresso do título de eleitor e o download é gratuito tanto para o sistema Android como para IOS.
Para ser utilizado durante o pleito, porém, o eleitorado precisa atualizado o app e também adicionar uma foto. Para votar, é bom lembrar, que o brasileiro pode apresentar qualquer documento com foto, como a Carteira de Identidade e a Carteira de Habilitação. Neste caso, o e-Título pode auxiliar a encontrar o local de votação, na justificativa de ausência às urnas e também para emitir certidão de quitação eleitoral, além de outros serviços.
A adesão à plataforma está sendo considerada positiva. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o dia 2 de outubro, véspera do primeiro turno, 30 milhões de eleitores ativaram a plataforma no celular, aqui no Brasil e também no exterior.
“O TSE orienta o eleitorado a seguir as regras de utilização e baixar ou atualizar o e-Título o quanto antes para evitar dificuldades que possam surgir ao deixar a emissão para a última hora”, informa o TSE.