Pró-Sinos levará educação ambiental e ações da área técnica à Mostratec, em Novo Hamburgo 

21 de outubro de 2022 - 13:49

De 25 a 27 de outubro, quem for à Mostratec 2022 poderá conhecer o espaço do Consórcio Pró-Sinos na feira de ciência e tecnologia. O evento é realizado anualmente pela Fundação Liberato, na FENAC, em Novo Hamburgo. “Compartilhar a expertise do Pró-Sinos em um evento dessa grandeza é uma maneira de fortalecer o debate sobre saneamento básico e disseminar uma cultura de preservação do Rio dos Sinos”, destaca o presidente do Pró-Sinos e prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal.

O consórcio terá um espaço na Mostratec Júnior, que conta com a participação alunos e professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Brasil e do Exterior. Quem passar por lá, irá encontrar materiais relacionados às áreas de Apoio Técnico e Educação Ambiental, uma das frentes de atuação do Pró-Sinos, além de exposições, jogos, vídeos educativos e área de descanso. No estande também haverá conteúdos produzidos na área ambiental pelos municípios consorciados como Santo Antônio da Patrulha, Parobé, Campo Bom, Esteio, Sapiranga e Novo Hamburgo.

Entre as atrações do espaço do Pró-Sinos estará em exposição a plataforma de monitoramento espacial, ferramenta que promove, mensalmente, a coleta de dados sobre a qualidade da água em 24 pontos representativos da Bacia do Rio dos Sinos. A partir disso é calculado o Índice da Qualidade da Água (IQA), um número que permite uma avaliação genérica, mas significativa, das condições da água no local. O último relatório, referente a setembro, já está disponível, e mostrou uma melhoria na qualidade da água da primeira porção.

“A Mostratec é uma vitrine e promove uma interação muito positiva. Além disso, a feira inspira futuros técnicos em suas atividades. Estar presente no evento é uma forma, também, de estimular a formação de muitos deles na área em que o Pró-Sinos atua”, diretor-técnico do Pró-Sinos, Hener de Souza Nunes Júnior.

A Mostratec tem entrada franca e estará aberta ao público de 25 a 27 de outubro das 13h30min às 21h. No dia 28, às 19h, na Universidade Feevale, será realizada a cerimônia de premiação. O Pró-Sinos vai reconhecer trabalhos desenvolvidos por alunos de níveis médio e técnico nas áreas de Ciências Ambientais e Engenharia Ambiental e Sanitária. A melhor produção nessas áreas será premiada com a participação em outra feira científica (nacional ou internacional) com todas as despesas pagas. Para saber mais sobre a Mostratec, clique aqui.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo