A pauta do Momento do Empreendedor, desta quinta-feira (20), evento organizado pelo Acist, foi o trabalho do Observatório Social de São Leopoldo em relação à Câmara de Vereadores. Na prática, é como o OBS enxerga o trabalho desenvolvido pelos vereadores a partir da análise de pedidos, projetos, moções entre outros protocolados e registrados no sistema do Legislativo. Apresentação do relatório foi durante reunião-almoço, na sede da Acist.
Em sua palestra, o presidente do Observatório, Eduardo Werneck, destacou que o objetivo é colaborar e melhorar o serviço público. “O Observatório é uma espécie de ONG apartidária que age preventivamente, para evitar problemas futuros das gestões”, explicou.
Werneck pontou os pilares de atuação do Observatório e apresentou um gráfico com quatro pontos avaliados pela entidade no período de janeiro de 2021 a março de 2022: gestão pública, educação fiscal, ambiente de negócio e, principalmente, transparência.
Durante a palestra o presidente do OBS leopoldense também mostrou números de ações da Câmara, como projetos de leis, emendas, moções e requerimento. Cobrou a participação da sociedade neste processo de fiscalização e enfatizou: “Lá na Berlinda sempre digo que a sociedade precisa se apropriar dessas ações. Não adianta apenas criticar, precisamos participar (Werneck participa do programa Berlinda em Focco na rádio Berlinda)”.
Mais participação da entidade
Integrante da diretoria da Acist, a empresária Madeleine Hilbk, da Vila Rica, destacou o espaço no Legislativo. “Precisamos aproveitar o nosso lugar de fala na Câmara de Vereadores. Muitas pessoas e setores fazem isso. Vão até lá (Câmara) porém, entre o empresariado e da entidade, poucos fazem e são movimentos individuais. Se queremos mudanças é preciso começar por nós”, cobrou.
Ausência de vereadores
Nenhum vereador esteve presente no evento. Segundo a assessoria de imprensa da Acist, apenas um vereador não recebeu o convite porque não foi localizado. “Encaminhamos o convite para o presidente da Câmara (Tarzan Corrêa) e demais vereadores. Apenas um não foi localizado”.