Uma ação conjunta entre equipes da RGE e Polícia Civil, nesta terça-feira, 18, no combate a fraudes e furtos de energia elétrica, em São Leopoldo e Novo Hamburgo, flagraram ligações irregulares em uma Pet Shop no bairro Vicentina, em São Leopoldo, e num mercado no bairro Canudos em Novo Hamburgo.
Os desvios, nos quatro locais, foram desfeitos e os proprietários orientados a regularizarem as situações junto a RGE. Duas pessoas foram presas por furto de energia elétrica e liberadas após o pagamento de fiança.
Crime. Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal com penas que podem chegar a até quatro anos de prisão. Além disso, a pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento.
Essas ações, aliadas aos diversos projetos de blindagem de rede e de medição implementados pela companhia, como o projeto das Caixas Blindadas e atuação em clientes sem contratos (clandestinos), permitem diminuir a necessidade de inspeções in loco. As tecnologias de monitoramento contínuo e à distância permitem que a distribuidora aumente a produtividade das equipes, intensifique suas iniciativas contra o crime sem a necessidade de deslocar os técnicos e evite a reincidência de furtos.