A Polícia Civil, por meio do setor de investigação da 1ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, cumpriu na manhã desta sexta-feira (14) cinco mandados de busca e apreensão.
As abordagens ocorreram em Novo Hamburgo, São Leopoldo, Esteio e Cachoeirinha.
O cumprimento dos mandados resultou na apreensão de inúmeras máquinas de cartão e crédito, cartões de crédito e de banco, além de diversos celulares.
O crime apurado é furto qualificado por fraude. Os golpistas trocam a máquina do cartão de crédito na hora do pagamento nos postos de combustível e no comércio de Novo Hamburgo.
Uma das vitimas dos criminosos – um posto de combustível do município – teve o prejuízo de mais de R$ 300 mil.
A ação foi coordenada pelo titular da 1ª DP de Novo Hamburgo, Tarcísio Kaltbach, e contou com o apoio de agentes da 2ª DP e 3ª DP de Novo Hamburgo, e 1ª DP e 2ª DP de São Leopoldo.
MODUS OPERANDI
Segundo o delegado Tarcísio Kaltbach, as vítimas estão sendo preservadas para evitar a exposição, já que o prejuízo é grande. Ele destaca que os comerciantes desconhecem a aplicação do golpe. Existe alguma pessoa envolvida no esquema que está agindo para realizar a troca dos equipamentos. “Os golpistas estão trocando as máquinas dos cartões de credito sem o empresário saber. Ao invés de os valores entrarem para a conta do empresário/comerciante, vai para a conta do golpista. O empresário está sendo vítima”, detalha o delegado.
Os investigadores buscam fazer as conexões para entender quem faz parte de toda a engrenagem do golpe. “A investigação prossegue com o intuito de identificar mais autores deste crime e entender melhor o modus operandi dos criminosos”, acrescenta. “Quando as informações chegam ao nosso conhecimento, procuramos agir da forma mais rápida possível para estancar o prejuízo da vitima e identificar e prender os criminosos”, finaliza o delegado titular da 1ª DP.
Fonte: Portal Martin Behrend