Em função da pandemia, o costume de pedir comida em casa cresceu em todo o País, mas nem mesmo após a vacina e a flexibilização dos protocolos, fez com que algumas pessoas deixassem essa prática de ao lado. Ao contrário, muitos preferem permanecer no conforto da casa. Por conta disso, nem todos perceberam que houve um aumento no valor dos pedidos feitos pelo aplicativo iFood, um dos mais usados no Brasil. Conforme uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), um prato comprado por este app de delivery fica em média 17,5% mais caro que em um restaurante. Esse percentual, porém, não inclui a cobrança da taxa de entrega pelo iFood e nem uma possível cobrança de estacionamento pelo restaurante. Apesar disso, a Abrasel incluiu nos cálculos os 10% da taxa de serviço cobrados pelos estabelecimentos físicos.
Conforme a Associação, o que causa este aumento no valor são as taxas que o iFood cobra dos restaurantes que acabam repassando aos clientes.
O levantamento faz parte de um estudo do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que procura saber se existe algum tipo de abuso financeiro do iFood, justamente por ser o mais utilizado.
Por meio de uma nota, o iFood afirmou que não comentaria, pois não teve acesso ao método utilizado pela pesquisa.