Grupamento Ambiental da GCM resgatou 765 animais de 2020 até agosto deste ano

14 de outubro de 2022 - 13:57

O Grupamento de Defesa Ambiental Ipson Pavani (GDA), ligado à Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo, contabilizou de 2020 até agosto deste ano, 765 resgates e ocorrências envolvendo animais silvestres no perímetro urbano. Abrindo este dado, em 2020 foram 218 atendimentos, ano passado foram registradas 370 ocorrências e até o dia 31 de agosto deste ano, já foram 177 ações.

Um dos motivos para tantas ocorrências é o aumento geográfico da cidade que acaba invadindo o ambiente desses animais.

Nesta semana, por exemplo, equipes do GDA resgataram quatro filhotes de gambás no bairro Fazenda São Borja, perto de uma das empresas que existem no local. Em seguida, os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, em Porto Alegre. Quando chegarem à uma determinada idade, em que serão mais independentes, serão devolvidos à natureza. A mãe dos filhotes não foi encontrada pelo Grupamento.

Outro filhote de gambá, este já mais crescido, também foi capturado na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Sonho Nosso, no bairro Duque de Caxias. Como ele apresentava um bom quadro de saúde foi reinserido diretamente ao ambiente natural, em uma trilha do Parque Imperatriz.

Segundo o inspetor chefe do GDA, Emerson dos Anjos, a entrada de animais silvestres nas casas muitas vezes pode causar pânico e comportamentos que podem comprometer a integridade das pessoas ou dos bichos. Por isso, é sempre aconselhável manter distância segura e acionar a GCM pelo telefone 153. “Nosso efetivo possui capacitação para captura e manejo de animais silvestres. Normalmente utilizamos para animais silvestres, como lagartos e gambás que acessam alguma residência ou prédio. Os animais capturados, se saudáveis, são reinseridos em seu habitat ou caso apresentem ferimentos são encaminhados aos órgãos competentes.

O GDA também resgata gatos, cachorros e cavalos abandonados ou com sinais de maus tratos, além de aves e outros animais silvestres.

Capacitação

Agentes do GDA participaram recentemente de uma capacitação para resgate e manejo de animais silvestres no Zoológico Municipal de Canoas. O treinamento ocorreu em 30 de maio, e contou com a participação de cinco agentes do GDA. A atividade foi coordenada pela bióloga Gabriela Souza e pela veterinária, Isadora Favreto. Ambas atuam no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do zoo.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo