O Pronto Atendimento Digital da Prefeitura de Esteio completou dois meses de operação nessa segunda-feira (10). O sistema já registra 5.065 consultas online pelo telefone gratuito 0800-941-5458 neste período. O Município foi o primeiro do Estado a oferecer a possibilidade de atendimento online, 24 horas por dia, sete dias por semana, permitindo aos esteienses receber assistência sem a necessidade de sair de casa.
O tempo médio de atendimento por ligação foi de 7 minutos e 13 segundos. Em momentos de maior fluxo de chamadas, a espera na fila ficou, em média, em 1 minuto e 37 segundos. O teleatendimento é prestado pela Medicar Soluções em Saúde, empresa com sede na cidade paulista de Ribeirão Preto, contratada pela Prefeitura via licitação.
O pronto atendimento virtual pode ser utilizado quando não houver urgência no atendimento ou risco de morte para o paciente (nessas situações, o mais indicado ainda é buscar um hospital). Ele também pode ser usado para a renovação de receitas, desde que o paciente tenha participado de uma consulta presencial nos últimos 12 meses.
O protocolo da teleconsulta é simples. Após o paciente fazer a ligação para o 0800-941-5458, um técnico auxiliar de regulação médica (TARM) da central da Medicar passará a chamada para um profissional enfermeiro. O usuário é informado sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e deve concordar que os profissionais acessem seu prontuário eletrônico, onde consta o histórico da saúde e onde é possível verificar se está cadastrado em alguma unidade básica de saúde de Esteio, condição básica para poder utilizar o serviço.
Validados os dados, a enfermeira ou enfermeiro faz algumas perguntas para verificar o estado de saúde do paciente. Se for constatada uma urgência, o atendente indica que o usuário procure o Hospital. Caso haja risco iminente de morte, o profissional orienta a contatar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192. A equipe pode, inclusive, auxiliar, contatando algum familiar indicado.
Caso o paciente possa ser atendido pelo Pronto Atendimento Virtual 24 horas, ele recebe um link pelo WhatsApp, SMS ou e-mail para seguir com a consulta, através de vídeo, pela internet, através do computador ou smartphone. Caso não tenha acesso à internet, o médico faz o atendimento por telefone mesmo. Em ambos os casos, tanto enfermeiro quanto médico fazem o lançamento dos dados do paciente no Sistema de Gestão Municipal em Saúde (GMUS), onde consta o prontuário do paciente.
Antes do final da consulta, o médico deve comunicar ao usuário se ele receberá receituário e atestado, caso necessário, via WhatsApp, SMS ou e-mail.
Passadas 24 horas do atendimento digital, um profissional da enfermagem ou da área médica deverá contatar o paciente para conferir o estado de saúde dos casos com potencial clínico de gravidade ou imprecisão diagnóstica, além de orientar com relação a novos atendimentos, caso a queixa de saúde persista.
Pronto Atendimento Digital 24 horas Esteio
- Quem pode acessar: Moradores de Esteio com cadastro em alguma UBS do Município
- Como acessar: Através do telefone gratuito 0800-941-5458
- Quando: Durante 24 horas por dia, sete dias por semana
- Casos em que o serviço pode ser acessado: Quando não houver emergência ou risco de morte para o paciente. Entre as situações que podem ser atendidas virtualmente estão quadros de diarreia, dor de garganta, dor de cabeça, febre e dor lombar. O serviço também pode ser usado para pedido de renovação de receita, desde que o paciente tenha realizado consulta presencial nos últimos 12 meses