Policiais militares vão ajudar na realização de provas práticas para expedição da CNH no RS

10 de outubro de 2022 - 12:55

Detran gaúcho vai habilitar policiais militares para agilizar provas práticas na expedição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Rio Grande do Sul. Quarenta e dois PMs serão habilitados por meio de portaria do Detran gaúcho, segundo informou o diretor-presidente da autarquia, Marcelo Solleti, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, nesta segunda-feira (10).

O grupo é formado por policiais com curso de formação de condutores que já exercem essa função dentro da Brigada Militar e passarão a atender a população como um todo. O objetivo é agilizar a aplicação das provas, reduzindo o tempo de espera para os agendamentos.

Conforme Soletti, atualmente, o tempo máximo no Estado para que um aluno marque a prova está em 40 dias — recentemente estava em 70 dias. Ele cita as regiões da Serra e de Passo Fundo como as que mais registram demora. Ainda segundo o diretor-presidente, em Porto Alegre e na Região Metropolitana os alunos conseguem marcar para daqui uma semana ou até 15 dias.

De acordo com o Detran, em razão de medidas que já foram implementadas, como pagamento de horas-extras, o número de provas vem sendo ampliado a cada ano. Em 2019, antes da pandemia, era uma média de 36 mil por mês. Atualmente, está em 46 mil mensais.

CNH mais barata 

A CNH categoria B, que é para veículos de passeio, está mais barata a partir desta segunda-feira. O condutor para primeira habilitação vai pagar R$ 377,60 a menos, uma redução de 14%, em razão da retirada da obrigatoriedade das aulas com simulador.

Com isso, o valor final do documento ficará em R$ 2.336,56. A mudança no preço também será aplicada para as pessoas que já estão com as aulas em andamento.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo