A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou, nesta quinta-feira (6), a capacitação de aperfeiçoamento de profissionais de nível superior da rede de atenção primária em saúde no atendimento às pessoas idosas do Município. O treinamento foi realizado no auditório da Casa das Artes no Centro e contou com cerca de 150 profissionais nesta primeira turma, sendo que ao todo serão 250 servidores que serão qualificados.
A proposta é de promover políticas públicas para garantir a atenção integral à saúde das pessoas com 60 anos ou mais, promovendo a manutenção da capacidade funcional, sua autonomia e independência, contribuindo para um envelhecimento saudável.
Participaram da abertura da capacitação a prefeita Fátima Daudt e o titular da SMS, Marcelo Reidel. “Presenciei a capacidade dos nossos profissionais da saúde na pandemia, quando nossa população foi atendida com muita empatia e profissionalismo. Capacitações como essa preparam cada mais nossa rede de atendimento, assim gerando cada vez mais um atendimento qualificado para a comunidade”, ressaltou a prefeita Fátima. “Estamos antevendo uma demanda futura com o envelhecimento da nossa população em grande escala, e vamos gerar um atendimento qualificado para esse público, em nossa rede de atendimento”, explicou o secretário Reidel.
A coordenadora da Saúde da Pessoa Idosa, Josiane Gisele Bressan, uma das organizadoras do evento, palestrou no encontro ao lado do médico geriatra e coordenador da Política Municipal da Saúde do Homem, Dr. Paulo Roberto Luchesi Soares, do médico geriatra e integrante do corpo clínico do Hospital Municipal, Dr. Jelson Cardoso Júnior, e da psicóloga e gerente municipal de Saúde Mental, Sayonara de Matos.
A próxima capacitação será realizada no dia 11 de outubro, no mesmo local.