São Leopoldo registra várias ocorrências de boca de urna

2 de outubro de 2022 - 15:15
Por Juliano Palinha

A boca de urna é o fato negativo até agora neste domingo de eleições em São Leopoldo. Conforme o chefe do cartório da Zona 51, José Vitor Blanco Vieira, as ocorrências foram nas escolas Paulo Beck, Vila Paim, Firmino Acauan e Santos Dumont.

A propaganda de boca de urna consiste na atuação de cabos eleitorais junto aos eleitores que se dirigem à seção eleitoral, visando pedir votos para seu candidato ou partido. A legislação eleitoral proíbe a realização de atividades de aliciamento de eleitores e quaisquer outras que tenham o objetivo de convencer o cidadão mediante boca de urna.

Arregimentar eleitores ou fazer propaganda de boca de urna no dia da votação é crime. A regra, prevista no parágrafo 5º do artigo 39 da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), estabelece como punição a detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de 5 mil a 15 mil UFIRs.

SEM PRISÃO

Apesar dessas ocorrências, não houve nenhuma prisão, segundo o tenente-coronel Goi do 25º BPM.

PROBLEMA NAS URNAS

Até agora, conforme o cartório eleitoral de São Leopoldo, dois problemas em urnas que precisaram ser substituídas. Uma na zona 51 e outro na 73.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo