Mais de 156 milhões de brasileiros vão às urnas neste domingo

2 de outubro de 2022 - 07:44

Pouco mais de 156 milhões de eleitores em todo o país estão aptos a comparecer às urnas das 8h até as 17h (horário de Brasília) deste domingo (02) para escolher quem vai ocupar as vagas de presidente da República, governador, senador, além de deputados federais e estaduais (ou distritais, no caso do DF).

Dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apontam que 156.454.011 brasileiros estão em condições para votar em 5.570 municípios brasileiros e em outras 181 localidades no exterior. O total corresponde a 73% dos 212,7 milhões de habitantes do país, segundo estimativa da população do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Dos que estão aptos a votar, 75% já possuem o cadastro biométrico (118,1 milhões). O número de eleitores este ano é 6,2% maior em relação às eleições de 2018, quando estavam aptos 147,3 milhões de pessoas.

Mais da metade do eleitorado é composta por mulheres: 82,3 milhões (53%). Os homens são 74 milhões (47%). Outras 36,7 mil pessoas não informaram o gênero. No total, 37.637 eleitores transexuais e travestis solicitaram a inclusão do nome social no título.

O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos (é facultativo para quem tem entre 16 e 18, para os maiores de 70 e para os analfabetos). Quem não puder comparecer, poderá justificar a ausência em qualquer local de votação. O resultado começa a ser divulgado ao final da votação, a partir das 17h, em Brasília.

Horário unificado no País

Pela primeira vez nas eleições, todas as seções eleitorais do país vão funcionar das 8h às 17h no horário de Brasília. Isso significa que cidades e estados em fusos diferentes deverão adequar os horários de funcionamento.

De acordo com o TSE, serão adotados os seguintes horários locais:

Das 6h às 15h: Acre e 11 municípios do Amazonas (Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença)
Das 7h às 16h: demais municípios do Amazonas; Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima
Das 9h às 18h: Fernando de Noronha (PE)
Com a unificação dos horários, a divulgação dos resultados deve começar às 17h (horário de Brasília), quando a votação se encerra em todo o país. Segundo o TSE, eleitores que ainda estiverem na fila quando o relógio bater 17h ainda poderão votar.

A unificação dos horários nacionais não altera a votação dos brasileiros que se cadastraram para participar no exterior. As urnas fora do Brasil ficarão abertas pelo mesmo intervalo de nove horas – das 8h às 17h, no horário local do país onde a votação ocorrer. Quem está no exterior só vota para presidente e vice-presidente da República.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo