O mau costume dos cabos eleitorais, partidos e candidatos de espalharem santinhos pela cidade, principalmente em frente aos locais de votação, não mudou. Apesar disso, é possível perceber que a quantidade de lixo eleitoral por São Leopoldo reduziu consideravelmente em relação à última eleição.
Na calçada da Escola Estadual Cristo Rei, por exemplo, que ficava repleta de santinhos, no início da manhã deste domingo (2) estava apenas com um pequeno acumulado próximo a entrada.
Mas de acordo com um dos coordenadores da Guarda Civil Municipal (GCM), dos Anjos, alguns bairros concentram um maior número de propaganda no chão, como no Rio dos Sinos e na Feitoria.
Em live feita agora a pouco pelo jornalista Juliano Palinha, foi possível ver que em frente a EMEF Olímpio Vianna Albrecht, localizada na Avenida Integração, na Feitoria, muitos santinhos descartados na rua.
A prefeitura de São Leopoldo vem tentando limpar a cidade. Por volta das 8h30, garis já estavam pelas ruas varrendo e recolhendo os papeis que caracterizam crime eleitoral. Em frente ao Colégio São Luiz, além de servidores varrendo, um caminhão também passou recolhendo as propagandas.