Conversei agora pela manhã com o secretario de tecnologia do TRE do Rio Grande do Sul, Daniel Wobeto. Queria ter certeza se é falso que apertar a tecla ‘confirma’, durante o aparecimento da mensagem ‘confira seu voto’, na tela da urna eletrônica, cancele a escolha do eleitor. Ele disse que sim. “Se a pessoa não aguardar o 1 segundo de espera após digitar o voto e digitar confirma, a urna não faz nada. Passado esse tempo, basta outro confirma para gravar o voto”, afirma. Ou seja, o eleitor pode votar traquilo e não precisa ter pressa nenhuma.
Camisa verde e amarelo
Também confirmei com o secretário Wobeto a história de votar com camisa da seleção ou cores verde e amarelo. Segundo ele, também é permitido. Aliás, o eleitor pode usar bandeiras, broches, camisetas e adesivos alusivos ao candidato que apoia. Pode usar roupa padronizadas e instrumentos de propaganda. Só não é permitido aglomerar-se em local de votação, pois, isso caracteriza manifestação coletiva. Ontem o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, ameaçou acionar as Forças Armadas para fechar seções eleitorais que proibirem o uso de camisas da seleção brasileira de futebol ou outras vestimentas nas cores verde e amarela no domingo (2). Entretanto, esse veto não existe por parte do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Quem vence em São Leopoldo?
A grande expectativa de domingo, pelo menos para mim, é qual o candidato leopoldense fará mais votos. Seja para deputado federal ou estadual. Nenhum deles confirma, mas é fato que uma boa votação agora credencia o candidato para disputa do executivo em 2024. Ou alguém discorda deste pensamento?
Mais de 28 mil candidatos
São Leopoldo mais uma vez tem muitos candidatos que concorrem ao pleito de domingo. São tantos que tenho certeza que os mais de 167 mil eleitores sequer sabem. Mas fiquem tranquilos, pois no Brasil inteiro são 28.274 candidatos para um eleitorado de 156.454.011 brasileiros escolherem. Iremos eleger um presidente da República, 27 governadores, 27 senadores, 513 deputados federais, 1.035 deputados estaduais e 24 deputados distritais. Para presidente 12 nomes na disputa, para governador 223 nomes. Senador, 234 candidatos. Deputado Federal são 10.271 pessoas concorrendo e deputado estadual 16.233. Ainda temos mais 591 candidatos que concorrem a 24 vagas para deputado distrital.
Jornal Berlinda Eleições
Hoje à noite sai a última edição do Jornal Berlinda Eleições. Foram quatro jornais impressos com muita informação sobre o pleito de domingo. Tivemos todo o cuidado e carinho para informar a todos tudo que pode e não pode fazer durante a campanha e na hora do voto.