A leitura na adolescência é uma prática extremamente benéfica. Ela reduz o estresse e a ansiedade, garante uma opção de lazer cultural e contribui para o jovem ampliar o vocabulário e melhorar a interpretação de texto.
Os livros infantojuvenis apresentam narrativas profundas e complexas, que abordam seu cotidiano da maneira como eles se enxergam.
Oferecem um texto com uma estrutura mais robusta e com um vocabulário que desafia o leitor.
Além disso, histórias de fantasia, que trazem temas como magia e ficção científica, atraem muito esse público: narrativas fantásticas, história de terror, policial e suspense, em que na maioria das vezes, os personagens também são adolescentes, permitindo que o leitor se conecte com a história.
Esse público, geralmente, gosta de ler: Harry Potter, Crepúsculo (Saga), A culpa é das estrelas, Desventuras em série, Alice no País das Maravilhas, O Pequeno Príncipe, O Senhor dos Anéis e outros.
Como incentivar e estimular esse hábito?
– Escolher livros adequados a cada faixa etária;
– Tornar a leitura um hábito;
– Visitar bibliotecas, livrarias e Feiras;
– Montar um cantinho de leitura;
– Mostrar que a leitura vai além dos livros;
– Fazer uso da tecnologia;
– Ter a certeza de que o momento seja prazeroso;
– Ler a mesma obra juntos; e
– Conversar sobre suas leituras.
Na prática, nós, pais/responsáveis e professores, podemos ser exemplo para a galera jovem.
A escola pode propor atividades que fomentem o gosto pelos livros dentro e fora da sala de aula.
Uma ideia que atrai os adolescentes para esse universo, é o Clube do Livro: a partir das leituras sugeridas pelos professores, os estudantes podem socializar suas percepções.
E a troca é muito rica! Os alunos falam com propriedade e a associação com temas da atualidade acontece de maneira muito bem pontuada pela galera.
Independente da “estratégia” utilizada, vale salientar que o melhor passaporte para conhecer outros mundos e vivenciar muita aventura é, sem dúvida, a leitura!