São Leopoldo volta a receber São Léo Open de Tênis, torneio que faz parte da série ATP Challenger Tour de tênis profissional, garantindo pontuação no ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), e que há 10 anos não era realizado nas quadras do São Leopoldo Tênis Clube, no bairro Morro do Espelho.
A competição ocorre somente em novembro, entre os dias 13 a 20, porém o coquetel de lançamento foi realizado na noite de terça-feira, 27, na sede do clube.
O diretor da Quadra de Eventos, José Carlos Ferreira Junior, que organiza o São Léo Open lembra que o torneio ocorreu durante dez anos no município. “A última edição foi em 2012 e a gente conseguir retomar neste momento, coincidentemente também com o prefeito Vanazzi, que sempre foi um incentivador do esporte da nossa cidade, é uma alegria. Teremos a participação de tenistas profissionais, alguns entre 100 primeiros do ranking mundial”, disse.
PROJETO INTEGRADO
Uma das novidades do evento é o projeto social integrado, que contará com a participação de 100 crianças da rede municipal de educação, que terão aulas de tênis gratuitas. “Temos que desmistificar o esporte. Desde que se dê a oportunidade para todos participarem, nenhum esporte é de elite”, ressaltou o prefeito Ary Vanazzi ao dizer que o esporte é um agregador que dialoga com o conjunto da sociedade. “Projeto Canoagem que começou com 10 canoas emprestadas e hoje atende 400 alunos de todas as escolas municipais, com atletas competindo a nível internacional”, lembrou o prefeito.
O lançamento contou a presença do ex-tenista profissional Marcelo Hennemann, do secretário de Esporte e Lazer, Douglas Dalua, do presidente do São Leopoldo Tênis Clube, Diego Machado, do presidente da Federação Gaúcha de Tênis, Eduardo Peña e o presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Rafael Westrupp.