Festa de São Cosme e São Damião será dia 8 de outubro no Centro Cacique da Lua e Oxum das Cachoeiras

27 de setembro de 2022 - 13:45
Por Sônia Bettinelli

No dia 8 de outubro será realizada a 20ª festa de São Cosme e São Damião no Centro Cacique da Lua e Lua e Oxum das Cachoeiras, na Rua Luiz Paulo Vieira, no bairro da Feitoria, em São Leopoldo. A expectativa é a presença de 250 crianças a partir das 14 horas. “Hoje (27) dia 27 de setembro celebramos o dia dos gêmeos Cosme e Damião.

A ideia é integrar as pessoas, as crianças e deixar que a criança que está em cada um de nós desperte para um mundo mais pacífico”, disse o diretor do Centro, Pai Alexandre Silva hoje (27) no Berlinda News Entrevista convidando para a festa “Faça Uma Criança Feliz” e também para colaborar para o lanche, balas e brinquedos com doação de qualquer valor pelo PIX 771 356 790 91 – CPF.

“Todas as pessoas serão recebidas com muita alegria e amor. Entendemos que reunir as crianças é a maior demonstração de alegria, de partilha, de inclusão. As crianças são puras, inocentes e verdadeiras não fazem distinção entre as pessoas”, disse Pai Alexandre convidando também para a procissão pelo bairro com o caminhão do Corpo de Bombeiros, às 17 horas.

Saiba mais

Na prática, a festa no Brasil ocorre em 27 de setembro. Até porque nas religiões afro-brasileiras é neste dia que se celebra o orixá Ibeji, uma entidade infantil que costumeiramente é sincretizada com São Cosme e São Damião, com distribuição de saquinhos de doces às crianças. A origem do ato passa longe, no entanto, da história dos dois irmãos.

A origem do ato passa longe, no entanto, da história dos dois irmãos. “Na época da colônia, o catolicismo era imposto a indígenas e negros, então uma forma de camuflar era venerar as entidades com as imagens de santos católicos. E isso aconteceu com Cosme e Damião, que foram identificados com orixás crianças, muito alegres. E isso ficou associado a festas e doces, principalmente no Nordeste”, conta o frei Luiz Antônio Pinheiro, professor da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Minas Gerais. Fonte: https://educacao.uol.com.br/

São Cosme e São Damião, nasceram na cidade da Egelia, na Arábia, segundo os historiadores por volta de 260 D.C. Eram gêmeos, filhos de uma família nobre da época. A mãe deles, Teodata, os ensinou a fé cristã, os gêmeos ficaram encantados e devotos que Jesus Cristo passou a ser o centro de suas vidas. Vida de São Cosme e Damião.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo