A partir desta quinta-feira (22), motoristas que tiveram boa conduta no trânsito, sem infração nos últimos 12 meses, poderão ter redução em taxas de serviços públicos e privados, condições diferenciadas para locação de veículos e contratação de seguros, além de descontos em pedágios, em estacionamentos, e oferta de cashback.
Para isso, porém, é preciso aderir ao Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), conhecido também como Cadastro Positivo de Condutores, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para o Ministério da Infraestrutura.
As vantagens poderão ser concedidas a partir de 13 de outubro, quando o cadastro será ativado.
Como aderir
A participação é voluntária e pode ser registrada no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Ao se registrar, o participante dá o consentimento para que o cadastro seja visualizado como apto a receber os benefícios.
O Cadastro Positivo de Condutores foi estabelecido pela Lei 14.071/2020, que alterou diversos dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro, como a ampliação do prazo de validade das habilitações. A iniciativa foi regulamentada em julho deste ano pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).