Para a titular da Semusp, tanto as instituições privadas como as públicas, podem contribuir para a construção de um trânsito mais seguro. “A conscientização de toda a sociedade é fundamental. E a Semana Nacional de Trânsito busca trabalhar nessa perspectiva, trazendo o conhecimento e a noção dos direitos e deveres de todas as partes envolvidas para um trânsito mais seguro.”
De acordo com o diretor de trânsito, Cláudio Dumom, estas ações já são feitas de forma contínua, mas esta semana serão intensificadas. A Guarda Municipal fará também palestras em empresas, como por exemplo, a empresa de ônibus Leopoldense e a metalúrgica Oliveira, localizada na avenida São Borja.
O ônibus da Guarda Municipal ficará na rua Independência em frente a ferragem Feldmann, com agentes orientando sobre dúvidas, apresentando vídeos, além da entrega de folders educativos.
Já o diretor de Trânsito da Guarda Civil Municipal (GCM), Claudio Dumom, reforçou a necessidade de conscientizar condutores e pedestres sobre a segurança no trânsito. “O principal objetivo da Semana Nacional é apresentar a necessidade de harmonização entre todos os integrantes do trânsito, conscientizando os cidadãos sobre suas responsabilidades mediante o Código de Trânsito Brasileiro, pensando na preservação da vida”, explicou.
A Semana Nacional de Trânsito segue até o dia 25, com o foco de incentivar junto à sociedade um trânsito mais seguro e a importância da mudança de atitude, evidenciando que cada um é responsável pela segurança de todos e, por isso, deve perceber os riscos e proteger a própria vida e a dos demais ao seu redor.