Dia do Contador – Faltam profissionais qualificados no mercado

21 de setembro de 2022 - 13:39

Nesta quinta-feira (22), comemora-se o Dia do Contador, profissional que cuida das questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais de uma empresa, da gestão pública e que pode ainda fazer carreira na área acadêmica ou até mesmo de forma autônoma.

É uma profissão que exige muita atenção e responsabilidade, e por isso mesmo, foi tema do programa Berlinda em Focco desta quarta-feira (21) comandado pelo jornalista Juliano Palinha e que contou com a presença dos contadores Sérgio Dienstmann, da Percon Contabilidade, e Paulo Roque, presidente do Sindicato dos Contadores do Vale dos Sinos.

Apesar de ser um dia para comemorar, o cenário atual da área com a falta de profissionais qualificados vem causando preocupação. Tanto Dienstmann como Roque foram categóricos ao dizer que a extinção do curso técnico em contabilidade fez com que os contadores sumissem.

“A universidade só passa a teoria. Eu não contrato para o meu escritório formados em faculdade, porque já querem trabalhar como se fossem donos da empresa e não têm nem a experiência necessária com o cliente”, comentou Dienstmann.

Segundo Paulo Roque, um diálogo vem sendo feito para tentar reverter a situação. “Passamos os últimos 60 dias discutindo muito no meio da classe, nas universidades, no conselho de contabilidade sobre os rumos que estamos tomando  que de alguma forma vem impactando na formação de profissionais. Sentimos falta deles e isso só tende a piorar. Por isso que, neste momento, estamos tentando abrir a visão dos jovens mostrando o que vem ser esta área. Pensamos, inclusive, em retomar o diálogo com a Unisinos para achar uma resolução.”

Roque, durante o programa, pontuou as áreas nas quais um profissional técnico de contabilidade pode trabalhar e fazer carreira. Confira na lista abaixo:

Em Empresas – contador geral, controler, contador de custos, cargos administrativos, analista financeiro, e auditor interno;

Como Autônomo – contador, consultor independente, auditor independente , e perito;

Na área Acadêmica – professor pesquisador, e palestrante;

Na área pública – contador público, no Tribunal de Contas da União (TCU), administração pública, perícia e fraude, contador militar, agente de auditor fiscal, contador do Ministério Público, contador no Ministério do Trabalho, analista do Banco Central, e auditor do Tesouro Nacional.

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo