O Banco Central (BC) informou nesta sexta-feira (16) que cerca de 137,3 mil chaves Pix de clientes da Abastece Ai Clube Automobilista Payment Ltda. (Abastece Aí) tiveram dados vazados. Esse é o quarto vazamento de dados desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020.
Apesar da chave Pix ser uma informação importante, o BC ressaltou que dados protegidos pelo sigilo bancário, como senhas e extratos não foram vazados, não afetando assim, a movimentação de dinheiro. Mas o nome do usuário, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta, data de criação da chave Pix foram expostos.
Todas as pessoas afetadas pelo vazamento serão avisadas por meio do aplicativo da Acesso ou do internet banking da instituição. O BC pediu para os clientes desconsiderarem comunicações como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail.
A informação sobre o vazamento foi divulgada nesta sexta, mas o incidente já vem acontecendo desde o dia 1º de julho e assim seguiu até o dia 14 de setembro.
O caso será investigado e sanções poderão ser aplicadas, como multa, suspensão ou até a exclusão da Acesso do sistema do Pix.