Eleição 2022 – Cartório Eleitoral de São Leopoldo inicia processo de carga e lacração das urnas

16 de setembro de 2022 - 14:14

A equipe da zona 51 do Cartório Eleitoral de São Leopoldo iniciou nesta sexta-feira (16) o processo de carga e lacração das urnas eletrônicas. Isso significa que tanto os dados dos eleitores como dos candidatos estão sendo inseridos nas urnas. Esse trabalho é feito em todo o País com data de conclusão para o dia 23. Na zona 51, porém, o serviço deve ser concluído antes, de acordo com o chefe desta zona, José Vitor Blanco Vieira.

“As urnas de São Leopoldo são novas, são de 2020 e por isso são mais rápidas. Então está facilitando nosso trabalho, podendo até encerrar antes do previsto”, explicou.

Ao todo, o Município possui um total de 506 urnas eletrônicas: 258 na zona 51, e 248 na zona 73. Nesse quantitativo estão incluídas também as urnas de reserva que são usadas para substituir equipamentos que eventualmente possam ter algum tipo de problema.

Finalizando o processo de carga e lacração, as equipes dos cartórios eleitorais ainda têm muito trabalho, como destacou Vitor Blanco. “Quando finalizamos esta etapa, fazemos a conferência na semana anterior da eleição para verificar se está funcionando corretamente. Em seguida é feito o trabalho de logística de distribuição dos materiais. Somente no sábado de manhã, antes do domingo de eleição, é que começa o transporte das urnas com 20 roteiros para as escolas. Lá, elas são guardadas em local seguro. Domingo, antes de iniciar o pleito, imprimimos o comprovante de zerésima para comprovar que não tem voto registrado.”

Mesários

A busca por trabalho voluntário durante a eleição foi intensa, segundo Vitor. “As pessoas estão ligando querendo trabalhar, mas não temos mais lugar. Estamos até com lista extra de suplemente”, contou. Ao todo, 2.090 pessoas trabalharão em São Leopoldo nas duas zonas.

Eleitores

São Leopoldo possui atualmente um total de 167.700 eleitores aptos a votarem. Com isso, a cidade é o 8º maior colégio eleitoral do Estado. “Sempre temos abstenção, mas tivemos um grande contingente de voto em trânsito, então acreditamos que o número de abstenção esse ano será menor.”

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo