Sistema de informática na Farmácia Municipal de SL começa gerar economia e fraudes em remédios retirados duas vezes

13 de setembro de 2022 - 12:52

Em três meses desde o início da implantação, o sistema de gestão municipal de saúde, o G-mus, começa a apresentar os primeiros resultados práticos. Além do fim do tele-agendamento de consultas, hoje feito automaticamente, o novo modelo trouxe economia de recursos com o fim da retirada duplicada de remédios na Farmácia Municipal situada no ginásio Celso Morbach.

No dia 17 de agosto foi concluída a instalação do G-mus na Farmácia Distrital no Centro de Saúde Feitoria (CSF). Com essa integração dos dados, a Secretaria da Saúde verificou casos de pacientes que tentaram retirar o mesmo medicamento nos dois locais em um curto espaço de tempo.

“O usuário retirava no ginásio com uma receita e, na sequência, conseguia outra para buscar no CSF. Com a rede interligada, nós temos segurança para negar o segundo pedido, que se configura numa entrega duplicada, gerando custos para o município e acelerando desnecessariamente a aquisição de mais medicamentos”, explica a diretora da Farmácia Municipal, Fabiana Ribeiro.

De acordo com relatório do G-mus, de 17 a 29 de agosto, na Farmácia da Feitoria, 15 pacientes tentaram retirar em duplicidade seus medicamentos. Somente nesses registros foram economizados R$ 182,05 dos cofres públicos. A implantação do G-mus foi concluída no último dia 5 de setembro em toda a rede municipal.

“Não resta dúvida de que aumentamos a economia de recursos por meio de uma gestão mais eficiente e com planejamento. Saímos da era do papel para finalmente entrar na era digital. Desde as unidades básicas, que passaram a ter armazenadas o histórico médico de seus pacientes, até a farmácia, com esse exemplo de controle que estamos verificando”, ressaltou o prefeito Ary Vanazzi.

Programa de informatização

 O programa G-Mus possui em torno de 30 funcionalidades, dentre elas, registros dos diagnósticos por imagem, prontuário eletrônico unificado entre atenção básica e primária e especializada, lista de espera, comunicação com o cidadão, autorização de procedimentos, agendamento de consultas, controle de imunizações e receituário digital.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo