Uma frente fria muda radicalmente o tempo nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul. O dia vai terminar muito diferente do seu começo na maioria das cidades gaúchas a partir da troca de massas de ar, de características radicalmente distintas, que vai ser promovida pela passagem do sistema frontal ao longo do dia.
A mudança do tempo em muitos locais já será sentida entre a madrugada e de manhã à medida que ar quente pré-frontal cobre o estado gaúcho e a atmosfera se torna instável com convecção, ou seja, movimentos do ar ascendentes, o que vai formar nuvens de desenvolvimento vertical na primeira metade do dia.
O sistema frontal traz instabilidade e queda de temperatura desde cedo no Oeste e no Sul gaúcho. Na Metade Norte, ao contrário, a temperatura vai estar elevada até durante a tarde com calor acima dos 30ºC em algumas áreas.
Ar quente pré-frontal ingressa com vento Norte que pode soprar com rajadas até fortes em pontos do Centro e da Metade Norte gaúcha.
Da tarde para a noite desta sexta-feira, a frente fria vai avançar para Metade Norte gaúcha com chuva, vento e algum risco de temporais isolados. Em muitos locais, o vento vira para Sul com rajadas e ocorre uma acentuada queda da temperatura em mudança do tempo bastante brusca em questão de poucas horas.
A queda da temperatura será bastante brusca. Em alguns locais da Metade Norte, o final da manhã e o começo da tarde devem ser de calor com máximas de 31ºC a 33ºC, mas no fim da tarde e no começo da noite os termômetros já podem estar marcando 15ºC ou 16ºC a partir do ingresso de nuvens baixas e o vento.
Por MetSul Meteorologia