Eleitor terá mais tempo na urna eletrônica antes de confirmar o voto

8 de setembro de 2022 - 15:27

Nessas eleições, o eleitor terá mais tempo para conferir o voto na urna eletrônica. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a urna liberará a confirmação do voto, por meio do botão verde (Confirma) após um segundo do preenchimento completo dos números dos candidatos para cada cargo. Com isso, o tribunal espera auxiliar o eleitor a conferir melhor o voto e impedi-lo a confirmar sem querer.

“A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do candidato a presidente, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo”, explicou o TSE por meio de nota.

O primeiro voto a ser dado na urna é para deputado federal, com quatro dígitos. Em seguida, o eleitor deve escolher o candidato a deputado estadual, ou distrital, no caso dos eleitores do Distrito Federal, com cinco dígitos. Depois, deve votar para senador, com três dígitos, e, então, para governador, dois dígitos. O último voto será para presidente da República, também com dois dígitos.

Em seu portal, o TSE disponibiliza um simulador de votação da urna eletrônica para as eleições deste ano, já com o tempo a mais para a confirmação do voto.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo