O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), Ipson Pavani, da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo, fez o resgate de um cachorro que foi abandonado com a pata ferida no final da avenida João Corrêa, bairro Vicentina, nesta quinta-feira (8). O animal apresentava uma das patas dianteiras com fratura exposta e com larvas.
O animal foi levado para o Canil Municipal onde foi analisado e receberá o tratamento necessário. Quando estiver curado o cão fica disponível para adoção. Não foi possível identificar a pessoa responsável pelo abandono. De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa), Walter Verbist, o abandono é crime. “Hoje temos o auxílio de imagens das câmeras de segurança para apurar a autoria pela Polícia Civil, com a identificação de veículos ou mesmo pessoas que cometeram tais delitos. É uma crueldade as pessoas abandonarem animais, além de tudo é crime. Estamos com o nosso canil superlotado e não podendo mais fazer nenhum acolhimento, pois as adoções são em número menor que os acolhimentos”, enfatizou.
Denúncias
Denúncias de abandono podem ser encaminhadas para a Polícia Civil ou mesmo para a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.
Para adotar
Quem se interessar por algum dos cães do canil e busca a adoção de um novo amigo, pode entrar em contato com a Sempa pelo telefone e agendar sua visita ao canil. Para efetuar a adoção, é preciso ser maior de 18 anos, apresentar carteira de identidade e comprovante de residência.
A Sempa atende pelo telefone (51) 35929981, das 9h às 14h, e pelo WhatsApp para mensagem 997666152. O atendimento presencial ocorre no mesmo horário, na rua Eduardo de Almeida, 1340, bairro São Miguel ou página da Sempa pelo Facebook.