O 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM) por meio do Tenente Coronel Alexsandro do Nascimento Goi divulgou nesta terça-feira (6) os índices de criminalidade em São Leopoldo.
Conforme o levantamento realizado, os crimes que mais apresentaram redução diante do policiamento ostensivo foram roubo a residência, que em agosto não registrou nenhuma ocorrência, e o roubo a pedestres com 61 ocorrências no mesmo período.
De acordo com o Tenente Coronel Goi, que participou do programa Berlinda News Entrevista nesta manhã, desde janeiro foram registrados somente quatro roubos a residência em São Leopoldo. “O roubo a residência é de uma violência absurda, porque a pessoa está em casa com a família e se vê invadida e ameaçada. Em 2020 tivemos dez ocorrências e em 2017 registramos 21 ocorrências. Este ano, até o momento, tivemos quatro, mas já estamos há alguns meses sem registros”, salientou ele que ressaltou também a redução no índice de roubo a pedestre.
Segundo a pesquisa, comparando o mês de agosto de 2022 com os anos anteriores, houve uma redução recorde na cidade. Em agosto de 2016 e 2017, por exemplo, São Leopoldo registrou um total de 304 roubos a pedestres (152 em cada um dos anos).
“E em relação ao mês de julho deste ano, tivemos uma redução de mais de 40% no roubo a pedestre e esta é uma tendência que já vem há alguns meses. Sabemos que para a vítima é uma tragédia, mas em um município que já tivemos 200 roubos por mês, por exemplo, é um número a ser comemorado. Ainda sim, sabemos que há muito o que se fazer”, afirmou Goi que destacou o trabalho integrado das policias na redução da violência.
“As parcerias com as demais instituições de segurança pública, quer seja do município, quer seja do Estado como a Guarda Civil Municipal, a Polícia Civil, o Instituto Geral de Perícia, Susepe e Polícia Rodoviária Federal, são fundamentais para as nossas ações repressivas por meio de abordagens. Até agora, foram mais de 4 mil abordagens e atrelado a isso estão o trabalho de inteligência policial e de tecnologia. Todos os dias fazemos uma análise de diagnóstico para sabermos o que precisa ser feito.”
Segundo o Tenente Coronel do 25ºBPM, os locais na cidade onde mais ocorrem roubo a pedestre são o Centro e os bairros fronteiriços ao Centro, além do Rio dos Sinos e Santos Dumont.
Dos indicadores de violência, seis registraram queda em agosto, no município. Veja abaixo:
- Roubo de Veículos – 13 ocorrências
- Roubo a Estabelecimento Comercial, Financeiro e de Ensino: 3 ocorrências
- Roubo a Residência: 0 ocorrência
- Furto a Pedestres: 31 ocorrências
- Furto de Veículos: 28 ocorrências
“Estes números são produtos do trabalho contínuo de operações em locais e horários de maior incidência dos delitos, bem como às abordagens policiais a pessoas a pé, de bicicleta, tripulantes de motocicletas, de veículos de passeio, furgões e caminhões”, ressaltou Goi.