Monitoramento e fiscalização de trânsito pelo sistema eletrônico começa segunda-feira em NH

3 de setembro de 2022 - 09:42

Depois de um período de testes, colocação de sinalização e interligação entre sistemas, a partir da zero hora da próxima segunda-feira, dia 5 de setembro, os controladores eletrônicos de trânsito estarão em funcionamento. Em razão da quantidade de acidentes nos locais, os equipamentos foram implementados em três pontos da cidade. Todos os pontos estão devidamente sinalizados.

Os equipamentos estão localizados na confluência das Avenidas Nicolau Becker, Nações Unidas com a Rua José do Patrocínio, próximo à Rótula João XIII (popularmente conhecida de Rótula do Pio XII), na área central da cidade; na Rua Guia Lopes, próximo à Estrada da Integração Leopoldo Petry, entre os bairros Rondônia e Canudos; bem como na Rua Tapes, no cruzamento com a Avenida Nações Unidas, entre os bairros Ideal e Pátria Nova.

Na rótula e no cruzamento, a velocidade máxima permitida é de 50 km/h e na Guia Lopes, de 60 Km/h. Além de velocidades dos veículos, o sistema fiscalizará as infrações como, o avanço em sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres e conversões proibidas.

ESTUDO

O secretário municipal de Segurança, Roberto Jungthon, enfatiza que esta ação faz parte de um trabalho que se iniciou no ano de 2020, a partir do estudo técnico em que houve o levantamento de locais da cidade com os maiores índices de acidentes no município. “O estudo integrou a ampliação do cercamento eletrônico e redução de acidentes de trânsito na cidade”, lembra.

A implementação nos locais foi em decorrência de estudo realizado pela Prefeitura que definiu os pontos de trânsito prioritários, entre os 50 cruzamentos da cidade que precisam de algum tipo de fiscalização.

O diretor de Trânsito, Eliseu Raimundo, enfatiza que o foco é a segurança das pessoas. “O fato de termos controladores nestes pontos também pode contribuir para uma conscientização maior por parte do motorista. Nosso objetivo é reduzir os índices de acidentes e, para isso, o controle da velocidade e a inibição de imprudências é fundamental”, destaca.

A licitação para contratação da empresa para instalação dos equipamentos ocorreu ano passado. Ainda no ano passado, a empresa vencedora realizou testes obrigatórios com os novos equipamentos para demonstrar se a tecnologia utilizada poderia ser integrada ao sistema municipal e estadual.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo