Nesta sexta-feira(2), dois pontos para coleta de óleo de cozinha foram instalados no Instituto Penal de São Leopoldo (Susepe) e na empresa de suprimentos corporativos BR Supply. Resultado de parceria entre a Prefeitura de São Leopoldo e a Cooperativa Mundo Mais Limpo.
“A gente quer conscientizar cada vez mais pessoas na cidade a realizar o descarte correto e ajudar o meio ambiente”, afirmou o chefe do Departamento da Coleta Seletiva da Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), Everton Corrêa. A responsável da administração e parcerias, Carolina Molina, destacou, “nós sempre trabalhamos em rede, pois nossa proposta é socioambiental e ela só cresce e se torna forte no seu impacto na medida em que outros atores sociais somam a esta empreitada. Por isso é fundamental a parceria com a Prefeitura e com outras instituições”.
Na primeira instalação feita no presídio de São Leopoldo foram descartados 75 litros de óleo de forma correta nos últimos cinco meses. De acordo com a diretora da Susepe de São Leopoldo, Fernanda Camargo, é utilizado muito óleo no refeitório e a conscientização é fundamental. “É muito importante depositar no destino adequado e ajudar o meio ambiente, isto faz parte da nossa responsabilidade social”, afirmou Fernanda.
A diretora também informou que os apenados começam a trabalhar dentro do presídio e são sensibilizados por ações sociais que auxiliam famílias, como é o caso da Cooperativa Mundo Mais Limpo. A segunda instalação foi realizada na empresa BR Supply, localizada no bairro Morro do Espelho, que não utiliza óleo nas suas dependências, mas de acordo com o gerente administrativo, Vilson Barros, o objetivo é disponibilizar o espaço para os mais de 250 funcionários e para os moradores do bairro realizarem o descarte correto também. “As pessoas acabam depositando de forma incorreta e poluindo a água, por isso queremos disponibilizar este lugar, tanto para a comunidade, quanto para os funcionários” informou Vilson.
Com as duas instalações, São Leopoldo já conta com mais de 25 pontos de coleta de óleo espalhados pela cidade. A Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) pretende chegar a no mínimo 30 pontos até o final do ano. É possível acompanhar a atualização dos pontos de coleta e como fazer o descarte de forma correta nas redes sociais da Semurb e da Prefeitura de São Leopoldo: Instagram – @semurb_sl e @prefasaoleo.