O público que visitava o Pavilhão da Agricultura Familiar na 45ª Expointer, nesta quarta-feira (31), teve uma grata surpresa. Alguns foram escolhidos para participarem do Concurso Popular da Agricultura Familiar, votando na melhor cuca alemã e na melhor italiana. “É uma novidade da décima edição do Concurso de Produtos no Pavilhão da Agricultura Familiar”, explicou o chefe da Divisão de Agroindústrias Familiares da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Ricardo Núncio. A degustação durou das 10h às 11h. O resultado será divulgado junto com outras categorias nesta quinta-feira (1/9), às 10h, no Pavilhão.
“A ideia é ter uma maior interação com as pessoas e partiu de uma reivindicação das agroindústrias que participam do Pavilhão. Queremos valorizar os produtores que trabalham com panificação”, disse Núncio. Segundo ele, participam 13 agroindústrias que produzem cucas alemãs e 9 que fazem cucas italianas, doces e salgadas. “No Rio Grande do Sul hoje existem cerca de 300 agroindústrias que produzem pães, cucas, biscoitos e derivados”, esclareceu.
A engenheira de alimentos da Equipe de Agroindústria da Emater/RS-Ascar, Bruna Bresolin, contou que o público vota “às cegas”, sem saber de qual empresa é a cuca, preenchendo um questionário virtual. “Fizemos o ‘porcionamento’ das cucas para que as pessoas pudessem degustá-las”.
A autônoma Vânia Froehlich, de 39 anos, que mora em Vera Cruz, veio passear na Expointer com o marido e a filha e foi surpreendida com a degustação. “Achei ótimo, uma coisa diferente. Todas são uma delícia. Tem sabores que muitos não conhecem, como as cucas salgadas, com salames, por exemplo”.
Também surpresas ficaram as aposentadas que moram em Picada Café, Lorita Dhein, de 72 anos, e a amiga, Irsi Nedel, de 71. Elas vieram em uma excursão com dois ônibus lotados de Picada Café e Nova Petrópolis. “É a primeira vez que venho na Expointer e sou jurada em um concurso popular. Adorei”, disse alegre.
A décima edição do Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar é uma promoção da Seapdr, com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Emater/RS-Ascar, UFRGS, Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Seus Derivados no Estado do Rio Grande do Sul (Aprodecana), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Uva e Vinho), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) e Banrisul. Integra a programação da 24ª Feira da Agricultura Familiar e 45ª Expointer.