Sabe aquela caixinha que temos em casa e que transformamos em farmácia? Sempre guardamos ali algum remédio que acabamos não usando e perde a validade. Já pensou em doar esses medicamentos antes que saiam do vencimento? Em Esteio isso é possível por meio do projeto Farmácia Solidária, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A Farmácia Solidária é regulamentada no Estado pela Lei Estadual nº 15.339/2019 e é aplicada em Esteio desde maio. Já nos primeiros três meses, o projeto distribuiu gratuitamente um total de R$ 30 mil em medicamentos para quem não tem condições de adquirir.
Os remédios entregues no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) são doados pela própria população e também por clínicas, profissionais da saúde e empresas farmacêuticas. A SMS só aceita medicamentos na validade, em boas condições e com a embalagem em boa situação. Todos esses critérios são verificados pelo farmacêutico municipal que descarta de forma correta aqueles medicamentos que não estão em bom estado de uso.
A retirada gratuita desses remédios deve ser feita no SAE (Avenida Padre Claret, 646), de segunda a sexta, das 9h às 12h. É necessário ter mais de 18 nos e apresentar uma receita médica válida, documentos de identificação e assinar um termo de recebimento da doação.
Já quem quiser doar medicamentos, tem diversos locais para entregar. Veja onde:
- Farmácia Básica Municipal (sede da SMS – Av. Padre Claret, 666, Centro);
- Todas as UBS;
- Centros de atenção psicossocial (CAPS);
- Serviço de Assistência Especializada em DST HIV-AIDS e Tisiologia (SAE);
- Centro Integrado de Atenção em Saúde (CIAS);
- Academias de Saúde do Novo Esteio, Avenida do Carnaval e Três Marias.