“Dia do Lixo Zero” realizado no sábado (27), no palquinho da Feitoria, localizado na avenida Integração, abriu oportunidades para que as pessoas pudessem levar resíduos e rejeitos domiciliares, por meio de entrega, em drive thru instalado no evento. O recebimento foi organizado pela Apoena Socioambiental, em parceria com a Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), e cooperativas de reciclagem, como a Mundo Mais Limpo e Univale.
De acordo com uma das embaixadoras do “Lixo Zero”, Daiana Schwengber, o objetivo é sensibilizar as pessoas para realizar a separação e o descarte correto dos resíduos recicláveis.
O secretário da Semurb, Sandro Lima, também falou sobre a importância da ação, “queremos que as pessoas possam trazer seus recicláveis e conscientizar a população em relação à reciclagem e o cuidado com o meio ambiente”.
Nelson Beuter, de 35 anos, foi até o local descartar plásticos, “é fundamental a gente poder contribuir para a cadeia de reciclagem”, afirmou. Completou destacando que “ações como estas são de fundamental relevância porque elas devem ser um vetor para que a gente catalise mais ações em outros pontos em outros locais”.
Foram levados ao local, um total de 6,5 litros de óleo de cozinha usado, destinados para a Cooperativa Mundo Mais Limpo. Vários materiais foram recebidos, como por exemplo: 12 kg de vidro, 42 kg de papel, 41 kg de plástico; 8 kg de eletroeletrônicos; 25 kg de metal, e 21 kg de materiais variados.
Também foram doadas roupas, a Cooperativa Univale organizou um brechó solidário e recebeu no sábado 11 sacolas de roupas. O próximo evento do Lixo Zero será “A Semana da Sustentabilidade”, que vai ser realizada no mês de outubro. As informações devem ser divulgadas em breve.