METSUL ALERTA: De 30ºC no sábado para menos de 10ºC no domingo

25 de agosto de 2022 - 16:56

A MetSul alerta para uma brutal mudança de temperatura no fim de semana. Em horas, o Sul do Brasil sairá do calorão para frio polar. Será uma das mais radicais mudanças do tempo de 2022 com tombo da temperatura.

A MetSul Meteorologia alerta que o fim de semana terá brutal mudança de temperatura. Será uma das mais radicais mudanças do tempo neste ano no Sul do Brasil pela enorme diferença entre massas de ar em curto período que se espera do sábado para o domingo, com a troca de ar muito quente e calor para frio polar em poucas horas, o que vai levar a uma variação em 24 horas de até 15ºC a 20ºC em muitos locais.

Agosto, por natureza, é um mês em que tradicionalmente ocorrem estas radicais mudanças de temperatura. Como é o último mês do inverno meteorológico e o que precede a primavera, massas de ar mais quente costumam ingressar com maior frequência e intensidade enquanto ar polar forte ainda alcança o Centro-Sul do Brasil. Por isso, a história está repleta de episódios de calor antecedendo em poucas horas incursões de ar frio, às vezes até com neve.

O sábado vai ser um dia radicalmente diferente do domingo, ou seja, o fim de semana pode ser dividido em dois momentos. No primeiro, no sábado, predomina o vento do quadrante Norte com temperatura muito alta e calor durante a tarde. No domingo, o vento vai soprar forte do quadrante Sul com queda acentuada da temperatura e muito frio. Uma massa de ar quente cobre o Sul sábado e o aquecimento se intensifica pela aproximação de frente fria, o que gera uma condição pré-frontal que favorece aumento pronunciado da temperatura. Uma corrente de jato (vento) em baixos níveis se organiza antes da frente e traz o ar quente e seco com calor.

O sábado será o dia mais quente desta semana com máximas que devem ficar perto ou acima de 30ºC em grande número de municípios do Rio Grande do Sul e do restante do Sul do Brasil. Com isso, a tarde em nada lembrará a de um mês de inverno. As máximas em Porto Alegre vão ficar ao redor dos 30ºC. No Norte da região metropolitana e nos vales, as estações da região podem marcar de 31ºC a 33ºC. Marcas que também são projetadas para cidades do Noroeste gaúcho. Mesmo na Serra a tarde de sábado será quente com máximas de 26ºC a 28ºC em diversos municípios da região.

Já no domingo, massa de ar frio de origem polar vai avançar com queda brusca da temperatura em todo o Sul do Brasil e ainda áreas do Centro-Oeste e do Sudeste. O domingo quase todo será frio no Rio Grande do Sul com marcas baixas durante a tarde e as mínimas do dia se dando à noite, no fim do dia.

A tarde do domingo terá máximas pouco acima dos 10ºC em muitas cidades gaúchas. Grande parte do território gaúcho terá marcas entre 11ºC e 14ºC durante a tarde, mesmo com o sol aparecendo, cenário muito diferente de 24 horas antes em que os termômetros marcarão perto ou acima de 30ºC. O ar mais gelado avança no fim do domingo, quando não se descarta mesmo precipitação invernal nas cidades de maior altitude do Sul do Brasil. Marcas abaixo de 10ºC, logo de um dígito, serão generalizadas no fim do domingo e o vento por vezes forte de Sul trará muito baixa sensação térmica. A mudança de temperatura ocorrerá com a passagem de uma frente fria da tarde para a noite do sábado e a madrugada do domingo, conforme a cidade gaúcha, e que virá com chuva e risco de temporais isolados.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo