Chegam os primeiros animais para a 45ª edição da Expointer

22 de agosto de 2022 - 15:45

Começaram a chegar na manhã desta segunda-feira (22) os primeiros animais ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, onde a partir do dia 27 ocorrerá a 45ª edição da Expointer.

Ao todo, foram inscritos 6.378 animais, sendo que 5.093 de argola e 1.285 rústicos. Todos passam pela inspeção da equipe da Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). De acordo com o fiscal estadual agropecuário da Seapdr e coordenador da recepção dos animais na Expointer, Aurélio Vieira, a Secretaria trabalha com quatro equipes, composta por oito servidores cada, das 8h às 22h. “Os animais, para ingressarem no Parque, precisam cumprir algumas exigências sanitárias”.

Ainda segundo Vieira, os equinos precisam da Guia de Trânsito Animal (GTA), exames negativos de mormo e de anemia infecciosa equina, além da vacina de influenza equina. No caso dos bovinos, necessitam apresentar exames de brucelose e tuberculose. Os pequenos animais devem mostrar exames e vacinas compatíveis com cada espécie. Os ovinos machos, além da GTA, têm que ter atestado negativo para epididimite ovina. “Após a chegada no Parque é feita a revisão dos documentos, só então os animais desembarcam. Aí é realizada uma avaliação clínica para poderem entrar”.

Recepção

O governador Ranolfo Vieira Júnior e o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal estavam presentes, recepcionando os primeiros criadores a chegar ao parque. Entre eles, a Cabanha Infantada, com exemplares de ovinos. O produtor Paulo Roberto Moraes Arocha Filho, chegou às 16 horas de domingo (21) e esperou do lado de fora. “Pretendemos manter esta tradição a cada ano, de sermos os primeiros a chegar ao parque”, garantiu o criador. Ele trouxe dois Merinos Australianos machos e um exemplar de France, também macho. E, junto, vieram duas ovelhas Poll Dorset, de um primo.

“A Expointer é o momento em que o Rio Grande do Sul apresenta sua principal vocação para o Brasil e para o mundo. Uma grande realização para os gaúchos e as gaúchas. Esperamos mais de 600 mil pessoas durante a feira, pois estamos na efetiva retomada pós-pandemia. Não temos dúvida que será um sucesso absoluto”, afirmou Ranolfo.

A Subsecretária do Parque, Elizabeth Cirne-Lima, falou que a chegada dos animais é um momento de muita emoção. “É uma ocasião especial, cultivada por nós com muito carinho, tanto pela equipe de veterinários, quanto pelos criadores”, destacou. “E o fato de a Cabanha Infantada manter a tradição de ser a primeira a chegar deixa o dia mais especial ainda. Eles vieram honrar a memória do pai e o trabalho da família”.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo