Professores de Novo Hamburgo recebem formação em primeiros socorros

19 de agosto de 2022 - 13:56

Mais uma edição do curso sobre noções básicas de primeiros socorros para professores das escolas municipais de Novo Hamburgo iniciou neste mês de agosto. A atividade é uma ação em parceria entre a Secretaria de Educação (SMED) e a Secretaria de Segurança, por meio da Guarda Municipal. Para contemplar representantes das 90 escolas municipais, serão realizados seis encontros. Os três primeiros ocorreram nos dias 10, 11 e 16, na Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), e o próximo está marcado para esta quinta-feira, dia 18. Os dois restantes acontecerão em setembro.

“Este é um momento muito importante de formação, pois é um conhecimento adquirido que pode salvar uma vida. E nós já sabemos de vários casos que foram salvos por conta de uma das edições anteriores deste curso”, pontua a secretária de Educação, Maristela Guasselli.

Os participantes do treinamento estarão aptos a prestarem os primeiros socorros a estudantes que sofram algum tipo de acidente ou manifestarem alguma alteração no quadro geral de saúde nas dependências das escolas municipais. Durante o curso, são abordados temas como o socorro a vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC), hemorragias (sinais e sintomas), fraturas, luxações, convulsão, massagem cardíaca, engasgue, desmaios, cuidados durante o sono, choque elétrico, acionamento de socorro entre outras assistências.

A capacitação é ministrada pelo enfermeiro emergencista e instrutor de Atendimento Pré-hospitalar (APH) e Suporte Básico Vida, Adriano Saraiva Pinto. “Nenhuma pessoa deveria ficar sem aprender sobre primeiros socorros. É um conhecimento básico que deve ser cada vez mais difundido para todos, pois este primeiro atendimento pode ser fundamental para salvar uma vida”, pontua o instrutor, que também é membro da Guarda Municipal.

A formação atende ao que determina a Lei Municipal 3191, a Lei Lucas, que dispõe sobre a obrigatoriedade de realização de cursos de primeiros socorros para funcionários e professores da Rede Municipal de Ensino.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo