Uma semana depois do lançamento, o Pronto Atendimento Digital de Esteio já soma 503 consultas virtuais, conforme a Prefeitura. A cidade foi a primeira no Estado a oferecer o serviço que funciona 24 horas por dias, de domingo a domingo, pelo telefone 0800-941-5458 (chamada gratuita).
Apesar da grande demanda, o tempo de espera na “fila” foi de cerca de 57 segundos, enquanto que o tempo médio da consulta foi de 8 minutos e 37 segundos.
O teleatendimento é prestado pela Medicar Soluções em Saúde, empresa com sede na cidade paulista de Ribeirão Preto, contratada via licitação.
Como funciona
O pronto atendimento virtual pode ser utilizado quando não houver urgência no atendimento ou risco de morte para o paciente (nessas situações, o mais indicado ainda é buscar um hospital). Ele também pode ser usado para a renovação de receitas, desde que o paciente tenha participado de uma consulta presencial nos últimos 12 meses
O protocolo é simples. Após o paciente fazer a ligação, um técnico auxiliar de regulação médica (TARM) da central da Medicar passará a chamada para um profissional enfermeiro. O usuário é informado sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e deve concordar que os profissionais acessem seu prontuário eletrônico, onde consta o histórico da saúde e onde é possível verificar se está cadastrado em alguma unidade básica de saúde de Esteio, condição básica para poder utilizar o serviço.
Validados os dados, o profissional faz algumas perguntas para verificar o estado de saúde do paciente. Se for constatada uma urgência, o atendente indica que o usuário procure o Hospital. Caso haja risco iminente de morte, o profissional orienta a contatar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192. A equipe pode, inclusive, auxiliar, contatando algum familiar indicado.
Caso o paciente possa ser atendido pelo Pronto Atendimento Virtual 24 horas, ele recebe um link pelo WhatsApp, SMS ou e-mail para seguir com a consulta, através de vídeo, pela internet, por meio do computador ou smartphone. Caso não tenha acesso à internet, o médico faz o atendimento por telefone mesmo. Em ambos os casos, tanto enfermeiro quanto médico fazem o lançamento dos dados do paciente no Sistema de Gestão Municipal em Saúde (GMUS), onde consta o prontuário do paciente.
Antes do final da consulta, o médico deve comunicar ao usuário se ele receberá receituário e atestado, caso necessário, via WhatsApp, SMS ou e-mail.