Programa 3000 Talentos TI forma mais 80 alunos

17 de agosto de 2022 - 13:57

O Programa 3000 Talentos TI avançou esta semana com a formatura das turmas do 2º semestre dos cursos de qualificação. Ao todo, foram 80 formandos que ocuparam o Auditório Unitec 1, localizado no campus da Unisinos, em São Leopoldo.

Um dos formandos no evento, Bruno Pairet Chagas Duarte, 32 anos, explicou como o curso o ajuda profissionalmente. “A experiência é única. A possibilidade de ingressar na área de TI com essa oportunidade, para mim, é excelente. As trilhas, também, nos ajudam a evoluir e conseguir oportunidades futuras. Eu trabalho com automação industrial, que conversa muito com TI, com a parte eletrônica, então tem me ajudado muito”, avaliou Duarte.

O estudante de ensino médio Jeferson Macedo Carvalho, 17 anos, ressaltou como o programa foi importante para ele. “A sensação é incrível. Essa formatura representa tudo que eu já participei nesse curso, tudo que os professores me ensinaram, todos os programas que eu já fiz. Meio que diz para mim que não foi em vão e isso vai valer a pena. Pode me render um futuro que eu nem podia sonhar em ter. Pretendo voltar para as trilhas e quero fazer quantos cursos puder nesse programa. Se puder fazer todos os cursos, vou fazer.”

Presente no evento, o prefeito Ary Vanazzi destacou a importância do programa. “Hoje é um dia especial para essas pessoas e para São Leopoldo. A capacitação desses alunos é importante porque quem não procurar se atualizar dos avanços tecnológicos estará fora do mercado de trabalho. Por isso, temos o dever de mostrar uma estrada para as pessoas. Nós possuímos um dos maiores parques tecnológicos da América Latina em nosso município, com centenas de vagas abertas. Identificamos essa demanda junto à Governança do Tecnosinos e investiremos dois milhões de reais até 2024 para a formação desses 3000 talentos. Nosso grande desafio é construir uma cidade em que as pessoas se sintam representadas e acredito que estamos no caminho”, pontuou Vanazzi.

Também estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel, a diretora do Senac, Lianamar Rosa, o gestor executivo do Parque Tecnológico (Tecnosinos), Sílvio Bitencourt da Silva, o secretário adjunto da Sedettec, Mario Rosito, representantes da Secretaria Municipal de Educação (SMED), o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (ACIST-SL), Felipe Feldmann, e o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de São Leopoldo (Sindilojas), Walter Seewald.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo