A apresentação do Curso São Leopoldo- Memória e Patrimônio Cultural foi realizada pelo coordenador de Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult), Joel Santana, em live transmitida pela página do Facebook da pasta. A atividade foi realizada na segunda-feira, 15 de agosto, dentro da VI Semana do Patrimônio Cultural: “Independência ou Imaterialidade – Entre Saberes, Práticas e Narrativas”. A programação segue até domingo, dia 21.
Estão abertas as inscrições para a 5ª edição, promovida pela Prefeitura de São Leopoldo, por intermédio da Coordenação de Patrimônio Cultural da Secult e Secretaria Municipal de Educação (Smed). Estão disponíveis 50 vagas para o público em geral, sem exigência de nível de escolaridade. O período de inscrição vai de 15 de agosto até 17 de setembro.
A formação será ministrada pela plataforma Moodle, dividida em cinco módulos: Cidade e história local; Símbolos e objetos de memória; Artes visuais e culturas populares; Cidade, desenvolvimento e imigrações; e Patrimônio Cultural de São Leopoldo.
O curso é gratuito e haverá certificação para quem atingir 75% de participação.
Santana apresentou as funcionalidades da plataforma, equipe docente, conteúdos que serão abordados dentro de cada módulo. Esta iniciativa, de acordo com o coordenador, tem o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a história da cidade de São Leopoldo, sob o enfoque de aspectos histórico-sociais, enfatizando a memória social e o patrimônio cultural.
“Este curso tem a ideia de que as pessoas conheçam a nossa cidade, possam estar integradas, entendendo que a pessoa só pode gostar do que conhece”, destacou.
Segundo Santana, o curso também promoverá a integração com outras atividades que estão acontecendo como o Bicentenário da Independência, os 150 anos das Irmãs Franciscanas, 100 anos do Exército e o Bicentenário da Semana de Arte Moderna.
Para se inscrever, acesse o formulário clicando aqui