No discurso de posse, presidente do TSE, Alexandre de Moraes, deu recados sobre fake news e discurso de ódio

16 de agosto de 2022 - 22:26
Por Sônia Bettinelli

De um ato protocolar em outros tempos, ontem (16) a posse do ministro Alexandre de Moraes, novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi o principal fato do dia na política e campanha eleitoral. Aplaudido diversas vezes durante seu pronunciamento, o novo presidente levou para a posse o que vem fazendo com o ministro no combate à fake news e defesa da democracia e das urnas eletrônicas. Foi um discurso cheio de recados e avisos sobre o papel da Justiça Eleitoral e como fará a gestão. “A intervenção da Justiça Eleitoral, como afirmei anteriormente, será mínima. Porém, será célere, firme e implacável no sentido de coibir práticas abusivas ou divulgação de notícias falsas e fraudulentas Principalmente aquelas escondidas no covarde anonimato das redes sociais, as famosas fake news”, , destacou Moraes que precisou dar uma parada enquanto a maioria do público de 2 mil pessoas aplaudia de pé.

44 dias

Para quem, assim como eu, esperava encontrar bandeiras, cabos eleitorais e apoiadores na Independência, ontem (16), primeiro dia de campanha, o cenário de um dia normal e não o primeiro de 45 dias de campanha. A única imagem foi uma dupla de cabos eleitorais, o rapaz carregando uma espécie de banner móvel, com os irmãos Rodrigo Zucco e Tenente coronel Zucco, respectivamente candidatos a deputado estadual e federal. E a contagem regressiva começou. Agora restam 44 dias de campanha.

Fundo partidário

Algumas candidaturas locais ainda não receberam ou não sabem o tamanho da fatia do fundo partidário. Mas que ninguém espere generosidade e desapego financeiro de quem está buscando reeleição pela Câmara Federal. A divisão de recursos começa por quem já tem mandato, passa por quem tem mandato na Assembleia Legislativa até chegar em quem é candidato sem mandato.

Outras cidades

Como a eleição é estadual, candidatos de São Leopoldo precisam percorrer outras cidades, conversar com eleitores de fora, deixando para depois buscar votos dos eleitores daqui, onde são conhecidos.

Dupla, tripla jornada

Para quem é CC na Prefeitura, começou o período de dupla e tripla jornada. Depois das 14 horas, começa o trabalho de apoiador das candidaturas locais. O grupo do vereador e candidato a deputado federal Nestor Schwertner (PT), começou por volta das 5 horas em frente a Gedore, pausa para café e expediente na Prefeitura e Câmara. Por volta das 16 horas, todos no comitê e campanha na rua.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo