A prefeitura de São Leopoldo firmou nesta segunda-feira (15) uma cooperação técnica com o Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, para pesquisas sobre a tuberculose. A assinatura da parceria ocorreu no Centro Administrativo do Município e contou com a presença do prefeito Ary Vanazzi, da secretária municipal de Saúde, Paula Silva e do coordenador da pesquisa e médico do Hospital Moinhos de Vento, Doutor Marcelo Scotta.
A pesquisa “Estudo Epidemiológico sobre a Prevalência Nacional de Agentes Respiratórios em Crianças e Adolescentes”, acontece por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde. De acordo com o médico, “a iniciativa busca uma maneira mais eficiente para o mapeamento de casos e, dessa forma, colaborar com o conhecimento sobre a tuberculose no Brasil através da realização de estudos relacionados ao diagnóstico e tratamento da patologia latente e ativa.” A ação contempla capacitar profissionais, por meio de cursos na modalidade EaD, atuantes no SUS.
“São ações que vão qualificar nossa rede e beneficiar o usuário, que é o nosso grande objetivo. A tuberculose é uma doença antiga. A principal dificuldade de controle está ligada a questões sociais, que não dependem só da saúde. No entanto, descobri-la no início facilita o tratamento”, explicou a secretária Paula.
Segundo Scotta, São Leopoldo foi escolhida por ser um centro de referência em tuberculose através do Serviço de Atendimento Especializado (Sae). Ainda de acordo com ele, a doença esbarra em questões científicas e operacionais e um dos estudos visa atuar justamente no subdiagnóstico da tuberculose pediátrica, pois a criança produz menos bacilos e se torna mais difícil de encontrar no escarro. “A ideia é trazer a combinação de investigação que tem sido feita com sucesso em países africanos e que têm aumentado o rendimento do diagnóstico pediátrico pelo casamento da forma de coleta de escarro com as novas técnicas de biologia molecular”.
“O município de São Leopoldo se diferencia como uma cidade que incentiva a pesquisa. A parceria com o Hospital Moinhos de Vento coroa esse momento. É algo significativo estar entre três municípios do Brasil contemplados com essa parceria”, destacou o prefeito Ary Vanazzi se referindo a São Leopoldo, Manaus e Rio de Janeiro.