Tradicionalistas de São Leopoldo buscam Chama Crioula para início da Semana Farroupilha 2022

11 de agosto de 2022 - 13:23

Os preparativos para a Semana Farroupilha 2022 já começaram, na tarde de ontem (10) em São Leopoldo. Tradicionalistas se reuniram no Parque do Trabalhador, no bairro Vicentina, para organizar a comitiva responsável por buscar a Chama Crioula. Um dos símbolos da festa e que marca o início das comemorações.

A Chama Crioula será acesa e distribuída em Canguçu, município da região Sul do Estado, nos dias 12 e 13 de agosto e será transportada pelos representantes de cada região. São Leopoldo integra a 12ª região, junto das cidades de Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas e Nova Santa Rita.

O diretor do Parque do Trabalhador, Gerson Souza, explicou a travessia. “Os cavaleiros e os cavalos vão embarcados em veículos, com todo o cuidado necessário, e realizam o caminho de volta para São Leopoldo a cavalo. A busca da Chama Crioula faz parte da nossa história e tradição e, por isso, o ato é encarado como uma missão por eles”, relatou Souza. Ele também comentou sobre as expectativas para a Semana Farroupilha deste ano.

“Graças à vacinação, a Semana Farroupilha de 2022 marca a volta da normalidade, já que tivemos restrições sanitárias devido à pandemia da Covid-19 no ano passado. Portanto, a nossa expectativa é que o público retome para os festejos, além de ser o primeiro ano do convênio da Prefeitura com os tradicionalistas, através do Conselho Leopoldense de Tradição Gaúcha (CLTG), da Associação dos Gaúchos Acampados no Parque (AGAP) e da Associação Tradicionalista Gaúcha da Feitoria (ATGF)”, finalizou.

Um dos participantes da viagem, o presidente da AGAP, Paulo César Abreu, comentou sobre a ocasião e o convênio com a Prefeitura. “Serão seis cavaleiros representando a cidade de São Leopoldo, com previsão de volta para o dia 27 de agosto. Então, a Chama Crioula ficará concentrada em Canoas, onde buscaremos dia 13 de setembro para início oficial das comemorações. Com as parcerias da Prefeitura de São Leopoldo, Sedettec e Semae, esperamos realizar um grande evento”, ressaltou Abreu.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo