Procon de São Leopoldo alerta sobre “seduções no comércio” que podem induzir o consumidor ao erro

11 de agosto de 2022 - 17:29

Os últimos dias estão sendo de vendas aquecidas no comércio e deverão aumentar até sábado em função do Dia dos Pais, no domingo. Apesar de ser uma ótima notícia, o Procon de São Leopoldo, órgão de defesa do consumidor, alerta para ofertas e campanhas que podem induzir o consumidor ao erro.

“Estas datas têm seu lado positivo para a economia com o incremento no comércio e geração de vagas de trabalho, mas é necessário que os consumidores tenham cautela antes de fazer suas compras”, ressaltou a diretora do Procon na cidade, Neusa Azevedo.

Ainda segundo ela, é necessário ficar atento às seduções do comércio que oferecem facilidades como crédito acessível e parcelamentos extensos. “Estamos vivendo uma crise econômica com uma inflação muito alta que acarretou no aumento do custo de itens essenciais como a cesta básica, gás de cozinha e a energia elétrica. O consumidor precisa cuidar do seu orçamento e ver o que cabe no seu bolso sem comprometer o básico para sua sobrevivência”, alertou.

Por isso, o Procon passou algumas dicas para quem for às compras nos próximos dias, como por exemplo, evitar as parcelas com juros, evitar o uso do limite do cartão de crédito ou o uso do rotativo do cartão de crédito.

“As dívidas com consignados e cartões de crédito são os principais problemas que os consumidores enfrentam, especialmente as pessoas mais vulneráveis como os idosos”, afirmou Neusa que pretende intensificar a fiscalização no comércio durante este período.

Confira outras dicas do Procon:

  • Exija a nota fiscal;
  • Pesquise o valor dos produtos em diferentes lugares;
  • Fique atento às promoções e valores de descontos;
  • Confira quem é responsável por levar o produto e o custo do frete;
  • Verifique se o produto é novo e sem defeitos;
  • Priorize a compra à vista e verifique o preço final para compras a prazo.
Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo