ATENDIMENTO MÉDICO: Esteio lança primeiro serviço de pronto-atendimento virtual 24 horas

11 de agosto de 2022 - 08:57

Os moradores de Esteio que precisarem de uma consulta médica com clínico geral e pediatra poderão ser atendidos a qualquer hora do dia e da noite, por telefone e pela internet. O município é o primeiro do Rio Grande do Sul a oferecer o Pronto Atendimento Digital 24 horas, sete dias por semana, de forma gratuita, prestado pela Medicar Soluções em Saúde, empresa com sede na cidade paulista de Ribeirão Preto, contratada via licitação.

Para o prefeito Leonardo Pascoal, o novo serviço, iniciado na manhã desta quarta-feira (10), vem para se somar a muitas outras ações realizadas pela Administração Municipal que visam dar atenção especial aos moradores da cidade. “Cuidar das pessoas é prioridade absoluta em nosso governo, e a maior prova disso é que Esteio é a cidade gaúcha que mais investe em saúde. Esse cuidado, aliado à inovação e resolutividade, que são premissas da nossa gestão, nos levaram a implantar esse serviço pioneiro. Agora, os cidadãos têm mais uma opção, fácil e prática, na hora de buscar os serviços municipais de saúde, que se soma às diversas unidades espalhadas pelo município”, destaca Pascoal.

O protocolo de atendimento é bastante simples. O paciente liga para o telefone 0800-941-5458 e é atendido pelo técnico auxiliar de regulação médica (TARM) da Central, que repassa a ligação para um profissional enfermeiro. O usuário é informado sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e deve concordar que os profissionais acessem seu prontuário eletrônico, onde consta o histórico da saúde e onde é possível verificar se está cadastrado em alguma unidade básica de saúde de Esteio, condição básica para poder utilizar o serviço.

Validados os dados, a enfermeira ou enfermeiro faz algumas perguntas para verificar o estado de saúde do paciente. Se for constatada uma urgência, o atendente indica que o usuário procure o Hospital. Caso haja risco iminente de morte, o profissional orienta a contatar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192. A equipe pode, inclusive, auxiliar, contatando algum familiar indicado.

Caso o paciente possa ser atendido pelo Pronto Atendimento Virtual 24 horas, ele recebe um link pelo WhatsApp, SMS ou e-mail para seguir com a consulta, através de vídeo, pela internet, através do computador ou smartphone. Caso não tenha acesso à internet, o médico faz o atendimento por telefone mesmo. Em ambos os casos, tanto enfermeiro quanto médico fazem o lançamento dos dados do paciente no Sistema de Gestão Municipal em Saúde (GMUS), onde consta o prontuário do paciente.

Antes do final da consulta, o médico deve comunicar ao usuário se ele receberá receituário e atestado, caso necessário, via WhatsApp, SMS ou e-mail.

Retorno
Passadas 24 horas do atendimento digital, um profissional da enfermagem ou da área médica deverá contatar o paciente para conferir o estado de saúde dos casos com potencial clínico de gravidade ou imprecisão diagnóstica, além de orientar com relação a novos atendimentos, caso a queixa de saúde persista.

O titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Gilson Menezes, afirma que o novo serviço vai ajudar a diminuir o fluxo de pacientes nas UBSs, que poderão focar o trabalho em outras necessidades. “O pronto atendimento digital surge no sentido de ofertar mais uma porta de entrada ao sistema de saúde em nosso município. Tem como objetivo atender as demandas de gravidade leve a moderada, que possam ser solucionadas na própria consulta mesmo, além de permitir renovação de receita médica, por exemplo. Basicamente, ele pode atender a tudo, exceto doença crônica, pré-natal, puericultura, e, claro, casos de emergência, com risco de vida para o paciente”, exemplifica o secretário. “Acreditamos que vamos fortalecer fortemente o atendimento presencial nos nossos serviços de saúde, pois teremos mais capacidade de ofertar agendas para o cuidado da gestante no pré-natal, dar mais atenção ao crescimento e desenvolvimento das crianças, bem como o acompanhamento sistemático das doenças crônicas degenerativas, além das ações de prevenção e promoção da saúde”, comenta.

Cadastre-se na UBS de referência
Há duas condições básicas para poder utilizar o serviço: o paciente precisa ser morador de Esteio e estar cadastrado em uma unidade básica de saúde do Município.

Caso procure o atendimento sem estar registrado em uma UBS e não seja um atendimento de urgência, o usuário é orientado a procurar um posto de saúde para realizar o cadastramento e utilizar o Pronto Atendimento Digital posteriormente Para fazer o cadastro, é necessário apresentar documento de identificação, Cartão SUS e comprovante de residência.

Caso seja constatada urgência, o paciente é orientado a procurar o Hospital São Camilo o mais rápido possível.

Pronto Atendimento Digital 24 horas Esteio

  • Quem pode acessar: Moradores de Esteio com cadastro em alguma UBS do Município
  • Como acessar: Através do telefone 0800-941-5458
  • Quando: Durante 24 horas por dia, sete dias por semana
  • Casos em que o serviço pode ser acessado: Quando não houver emergência no atendimento, com risco de morte para o paciente, como, por exemplo, quadros de diarreia, dor de garganta, dor de cabeça, febre e dor lombar. Pode ser utilizado também para pedido de renovação de receita, desde que tenha realizado consulta presencial nos últimos 12 meses

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo